Enfrentar o Palmeiras tem sido um sinal de tempestade para o Santos recentemente. Mas pelo menos desta vez, o Peixe tem um forte aliado antes do início do clássico. Carille em sua passagem vitoriosa no Corinthians, venceu três campeonatos paulistas e um campeonato brasileiro, e nos nove jogos contra o Palmeiras, perdeu apenas um. Representou 81,5% da pontuação total com um empate e sete vitórias. A fase de classificação do Paulista é válida para o jogo, o Corinthians venceu por 1 a 0 no final da partida e Jô marcou um gol. No final do primeiro tempo, o volante Gabriel foi expulso no primeiro tempo por uma falta que não cometera. O time campineiro já havia mandado para casa Santos e Palmeiras nas primeiras etapas, mas foi derrotado pelo Timão Carille por 4 a 1 no placar total.
Santos tem Carille como forte aliado. (Foto:Reprodução/financas.yahoo)
Naquela época, o Timão não havia vencido quatro jogos consecutivos, e passou a suportar a pressão da liderança do Palmeiras, onde o atacante do Paraguai tirou uma selfie com o telefone em celebração ao gol de Romero. Após muitas reclamações do Corinthians, o árbitro retirou a decisão por conta de informações do quarto árbitro. Iniciando o Brasileirão, Corinthians e Palmeiras se encontraram novamente na Arena Neo Química, a equipe de Carille venceu mais uma vez Roger Machado e conquistou o primeiro lugar. O primeiro foi na semifinal paulista 2018, onde Alvinegro finalmente perdeu na disputa de pênaltis, e o segundo foi em outubro de 2019, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro.
A série mais simbólica de jogos é a final da Libertadores 2020, quando o Palmeiras venceu por 1 a 0 no Maracanã, com o gol do (reserva) Breno Lopez nos acréscimos em um duelo. O Peixe venceu os dois últimos jogos e necessita de novas vitórias para abrir mais vantagens na zona de rebaixamento.
Atualmente, a diferença com o esporte é de 5, estando este na última, 17ª colocação.
Foto destaque: Técnico Fábio Carille. Reprodução/Ivan Stort/Santos FC