A derrota por 3 a 0 para o Fluminense, nesta quarta-feira (29), na Vila Belmiro, eliminou oficialmente as chances do Santos disputar a Copa do Brasil 2024. Antes da rodada começar, para conquistar a vaga na competição, a equipe paulista não só precisaria vencer todas as três partidas restantes do Campeonato Brasileiro e como também necessitaria torcer para o Athletico-PR perder os jogos restantes.
Opções de classificação
O Furacão ainda não entrou em campo pela 36 rodada do Brasileirão, porém, o Peixe não arrematou os três pontos. Com isso, o Santos está em 15° lugar na tabela, com 43 pontos, podendo alcançar, no máximo, 49. Enquanto isso, o Athletico-PR é o 8°, última posição que garante vaga na competição, com 52, e não pode mais ser ultrapassado pelo clube paulista.
Além disso, a alteração do regulamento da Copa do Brasil promoveu o aumento da importância dos campeonatos estaduais. Estes, passaram a ser o principal meio de classificação. Palmeiras, Água Santa, Bragantino, Ituano e São Bernardo garantiram suas vagas através do Campeonato Paulista.
Além do Brasileirão, existiam outros caminhos até a Copa do Brasil. Contudo, o desempenho negativo do Santos no Paulistão atrapalhou o percurso.
Andres Rueda, presidente do Santos. (Foto: reprodução/Instagram/andresrueda_sfc)
Convite para a Copa do Brasil
Numa reunião do Conselho Deliberativo, em junho deste ano, o presidente do Peixe, Andres Rueda, disse acreditar que o Santos receberia um convite para participar da edição do ano que vem da Copa do Brasil.
“Acredito que o Santos não ficará fora da Copa do Brasil. Acho que será convidado a participar.” – declarou Rueda
No entanto, o regulamento da Copa do Brasil, não prevê convites. O artigo 41 declara o seguinte a respeito da Federação Paulista de Futebol:
“Nos Estados que tenham direito a 6 (seis) vagas, 3 (três) vagas deverão ser obrigatoriamente direcionadas aos 3 (três) clubes melhores colocados na classificação final do respectivo campeonato estadual da principal série ou divisão, de acordo com a ordem de chamada acima, e as 3 (três) últimas vagas poderão ser concedidas, a critério da Federação, aos clubes melhores colocados na classificação final de até 2 (dois) torneios seletivos ou equivalentes.”
Entretanto, a cidade de Santos terá um representante no torneio nacional. A Portuguesa Santista, campeã da Copa Paulista, conquistou a sexta vaga destinada à FPF.
Foto de Capa: Festa da torcida santista na Vila Belmiro (Reprodução/Instagram/santosfc)