Santos perde para o Fortaleza e é rebaixado pela primeira vez

4 min de leitura

O Santos viveu o pior momento da sua tradicional história na noite desta quarta-feira (06), ao ser derrotado pelo Fortaleza por 2 a 1 dentro de uma Vila Belmiro lotada, resultado que decretou o primeiro rebaixamento do clube no Campeonato Brasileiro. Além de não ter feito sua parte para escapar da queda à Série B, o alvinegro praiano dependia de derrotas nas partidas simultãneas que envolveram Vasco e Bahia, mas ambos se livraram. Além de todo o contexto envolvido em um jogo tão decisivo, o confronto frente o Leão do Pici ficou marcado por protestos da torcida santista após o segundo gol visitante, criando um verdadeiro clima de guerra no estádio quando a bola acabou de rolar.



Marinho marcou contra seu ex-clube (Foto: Reprodução/Twitter (X)/Guilherme Dionizio)


Um desespero e queda cada vez mais próxima

Precisando apenas de um bom resultado frente o Fortaleza para evitar uma queda história, o Santos entrou no confronto ainda mais nervoso e procurou em Furch como um possível salvador no comando ofensivo, sofrendo na conexão pelo meio. Vendo a dificuldade e desorganização de um adversário preocupado pelo momento crítico, o Leão aproveitou para abrir o placar com Marinho, um ex-conhecido pela torcida santista. O ponta recebeu de Pochettino no contra-ataque após o adversário subir inteiro para o ataque no escanteio e deslocou João Paulo no chute, pedindo silêncio para a torcida presente na Vila Belmiro.



Soteldo lamentando o rebaixamento do Santos (Foto: Reprodução/Twitter (X)/Abner Dourado)


Cenas lamentáveis e rebaixamento inédito decretado

Com outras alterações desesperadas ainda na primeira etapa, o alvinegro voltou melhor em busca do resultado necessário, quase empatando a partida com Julio Furch e Lucas Lima, mas finalmente indo as redes na bola parada aos 12 minutos. O meia atacante santista levantou na área do Fortaleza e o zagueiro Messias subiu mais alto que todos os marcadores, deixando o sonho da permanência ainda vivo. Porém, com a vitória parcial já garantida pelo Bahia e o gol decisivo de Serginho em São Januário, o Peixe ainda precisava virar o marcador para se garantir na Série A e o desespero tomou conta. João Paulo tentou subir nos acréscimos tentando um milagre, mas o goleiro deixou a meta completamente livre, Lucero viu o capitão adiantado e chutou atrás do meio de campo, um golaço que decretou a primeira queda na vasta história do clube praiano.



Os melhores momentos da partida. (Vídeo: Reprodução/Youtube)


O rebaixamento mais simbólico

Sendo rebaixado em um Campeonato Brasileiro marcado por homenagens após o falecimento do Rei Pelé no final de 2022, além de ter rodeado a mesma possibilidade nas últimas três temporadas, o Santos encerrou sua pior participação no torneio nacional na 17º posição, com 43 pontos. Enquanto isso, o Fortaleza garantiu sua vaga para a próxima Copa Sul-Americana, encerrando a campanha em décimo lugar. O confronto na Vila Belmiro contou com episódios de vandalismo durante o último gol, algo que resultou no encerramento do jogo antes do tempo definido nos acréscimos. Porém, a torcida santista protestou quando a confirmação do rebaixamento aconteceu, arremeçando objetos na direção dos jogadores e criando um verdadeiro clima de guerra nos arredores do estádio.

Foto Destaque: Marcos Leonardo lamentando o rebaixamento do Santos. Reprodução/Twitter/Guilherme Dionizio/Código19/Gazeta Press

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile