São Paulo e Grêmio se enfrentaram pela vigésima oitava rodada do Campeonato Brasileiro neste sábado (21). O duelo tricolor aconteceu no estádio do Morumbi, com o time da casa sendo superior não apenas no placar, não teve muitas dificuldades para aplicar 3×0 no imortal. O Grêmio ocupa a quarta posição e luta pela vaga na Libertadores do próximo ano.
Já classificado para a Libertadores de 2023 com o título da Copa do Brasil, o São Paulo, que não tem muitas chances de chegar no topo da tabela, e se preocupa apenas com a permanência na elite do futebol, recebeu o Grêmio, atualmente no G4, para a disputa da rodada. Com uma superioridade relativamente boa, o São Paulo dominou a partida e marcou com Michel Araújo em cobrança de escanteio, Pablo maia e Luciano, com os dois primeiros gols, recebendo assistência de James Rodriguez.
James Rodriguez deu duas assistências contra o Grêmio. (foto: reprodução/Intagram)
Ao retornar da seleção colombiana, James vem recuperando a forma física e se destacando cada vez mais em campo. O colombiano pode se tornar uma importante peça para o tima de Dorival Jr., que não conta mais com o argentino Calleri, que passou por cirurgia em uma lesão no tornozelo e se recupera na Argentina. James foi substituído por Rodrigo Nestor, que entrou juntamente de Luciano, que fechou a conta após aproveitar a falha do zagueiro.
Campeão da Copa do Brasil fugindo do Z4
Após sofrer uma derrota de 2×0 contra o Goiás fora de casa na última rodada, o São Paulo ficou a cinco pontos da zona de rebaixamento, preocupando o seu torcedor. Com, até então, 35 pontos, o São Paulo corria um pequeno risco de encarar o Z4. O time que ainda não venceu jogando fora de casa no campeonato, tem uma sequência de jogos difíceis pela frente, com Grêmio, Palmeiras, Flamengo etc, e precisa garantir seus imporantes pontos dentro de casa para conseguir os 45 pontos e escapar, matematicamente, do rebaixamento inédito.
De olho na Libertadores
O Grêmio, que conta com Luiz Suarez em seu ataque, disputa vaga para a Libertadores de 2023, ocupando as primeiras posições da tabela, com 44 pontos, venceu uma das últimas cinco partidas que disputou e tem 52,38% de aproveitamento. Na reta final do campeonato, o imortal terá confrontos difíceis e importantes, contra o Flamengo, o líder Botafogo, Atlético-MG, Fluminense etc, que serão importantes para definir o final da temporada do tricolor gaúcho.
São Paulo e Grêmio se enfrentaram 96 vezes e são equilibrados em seus confrontos, com 34 vitórias do São Paulo, 32 vitórias do Grêmio e 30 empates.
Foto destaque: Pablo Maia marcou o segundo gol na vitória do São Paulo sobre o Grêmio. Reprodução/Instagram/@saopaulofc