Em evento realizado nesta manhã de sexta-feira em Zurique, na Suíça, em sua sede, a FIFA realizou o sorteio dos grupos da Copa do Mundo sub-20. O Brasil por sua vez caiu no grupo D e terá a Itália, Nigéria e República Dominicana no seu caminho. Este é apontado por muitos como o “grupo da morte”, isso porque os italianos são uma tradicional escola europeia que esteve na semifinal nos últimos dois torneios e os nigerianos são possuem vários títulos no Sub-17 e duas vezes vice na categoria.
Assim como no profissional, o Brasil possui 5 títulos e vai em busca da sexta taça esse ano. Por conta da pandemia do coronavírus não tivemos a edição de 2021. Mas em esse ano, na Argentina buscaremos nos igualar a nossos vizinhos, que serão sede após a decisão da FIFA de mudar de sede por problemas políticos na Indonésia. Se não fosse por isso os argentinos não estariam presentes na competição.
A convocação do Brasil está marcada para acontecer dia 28, sexta-feira, os jogadores devem se apresentar até dia 8 de maio na Granja Comary em Teresópolis, no Rio para iniciar a preparação de olho no mundial que será disputado entre os dias 20 de maio e 11 de junho. A previsão é que as sedes sejam Mendoza, Santiago del Estero, La Plata e San Juan, a esperar pela confirmação da entidade máxima do futebol.
“Copa do Mundo não tem muito o que escolher. Na Colômbia, na teoria, nosso grupo era o mais difícil. Nos classificamos em primeiro e a Argentina foi eliminada. Mas isso não quer dizer nada. Vamos jogar contra Itália, República Dominicana e Nigéria. Todos os grupos são difíceis. Tem algumas seleções mais tradicionais, outras nem tanto, mas são todas adversárias difíceis. Temos é de fazer nossa parte e vamos trabalhar para estrear bem contra a Itália”, Avaliou Branco, tetracampeão do mundo e coordenador de seleções de base que acompanhou o sorteio do Equador, onde está com a seleção sub-17.
Foto Destaque: Vitória brasileira no amistoso contra a República Dominicana na Espanha na última quarta-feira. (Foto: reprodução/ CBF)