O sorteio para a fase de grupos da Copa do Mundo de 2022 no Catar acontecerá no dia 1 de abril de 2022, com a vaga encaminhada para a Copa do Mundo, a seleção brasileira pretende repetir o mesmo planejamento utilizado na preparação do torneio que aconteceu na Rússia em 2018. Na ocasião, o objetivo da seleção era enfrentar adversários com características parecidas as dos adversários da fase de grupos. Com isso, o sorteio será decisivo para escolha dos amistosos de preparação.
Jogadores comemorando a vitória por 3-1 diante o Uruguai na Arena Amazônia – (Foto: Reprodução/ Lucas Pinheiro-CBF)
A seleção canarinha ainda tem seis compromissos pelas eliminatórias sul-americanas entre novembro de 2021 e março de 2022, além do embate diante a Argentina que foi interrompido no primeiro tempo, mas ainda não houve uma definição. O Brasil lidera as eliminatórias sul-americanas com 31 pontos e precisa somar apenas mais três em seis jogos para carimbar o passaporte e ir ao Catar.
Após as eliminatórias, haverá três “Datas Fifa” até a Copa do Mundo, onde a seleção poderá realizar até seis jogos. O ex-jogador Juninho Paulista, coordenador técnico da seleção brasileira, é o responsável pelo planejamento e agendamento dos amistosos, o executivo admite dificuldades para se adequar ao calendário das seleções europeias após a criação da Liga das Nações, porém, ainda tem esperanças de enfrentar adversários do velho continente como preparação para o Mundial.
Com a dificuldade de agendar partidas contra os europeus, a CBF já sonda adversários africanos e asiáticos. A seleção da Argélia, atual campeã da Copa Africana das Nações já aparece no radar do time brasileiro e pode ser um dos testes pré-Copa do Mundo.
Alemanha e Dinamarca já estão classificadas para o torneio e a seleção do Catar garantiu a vaga por ser o país sede. A Copa de 2022 começa no dia 21 de novembro e vai até o dia 18 de dezembro.
Foto destaque: Reprodução/Lucas Pinheiro/CBF