Na noite desta terça-feira (26), a seleção feminina de futebol derrotou o Paraguai na semifinal da Copa América e, além da classificação para a grande decisão contra a Colômbia, garantiu a primeira vaga do Brasil nas Olimpíadas de 2024, em Paris. Com a vitória, as brasileiras também carimbaram o passaporte para a Copa do Mundo de 2023, que será disputada na Austrália e Nova Zelândia.
Como foi em toda a competição, o Brasil foi dominante durante o jogo, e chega à final com uma campanha perfeita, com cinco vitórias em cinco jogos, 19 gols marcados e nenhum sofrido. Buscando achar espaços para encontrar o gol, a seleção brasileira abriu o placar aos 16 minutos da etapa inicial. Após jogada de Bia Zaneratto, que fez sua 100ª partida com a camisa da seleção brasileira, Ary Borges bateu de primeira para colocar as brasileiras em vantagem. E não demorou muito para o segundo gol sair. Aos 27, foi a vez de Bia Zaneratto guardar o dela e aumentar a vantagem canarinha.
Na segunda etapa, a seleção brasileira manteve o ritmo e não deu chance de reação às adversárias. Porém, as comandadas de Pia Sundhage desperdiçaram inúmeras oportunidades. Foram 26 finalizações da equipe ao todo, com oito defesas da goleira Bobadilla e uma bola no travessão. Mas o placar seguiu inalterado, e a semifinal da Copa América feminina terminou com vitória brasileira por 2 a 0.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Alô, <a href=”https://twitter.com/FIFAWWC?ref_src=twsrc%5Etfw”>@FIFAWWC</a> e <a href=”https://twitter.com/JogosOlimpicos?ref_src=twsrc%5Etfw”>@JogosOlimpicos</a>, separa um hotelzinho porque estamos chegando! <a href=”https://t.co/B6Hq1iYx7h”>pic.twitter.com/B6Hq1iYx7h</a></p>— Seleção Feminina de Futebol (@SelecaoFeminina) <a href=”https://twitter.com/SelecaoFeminina/status/1552132856243273729?ref_src=twsrc%5Etfw”>July 27, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
A final contra a Colômbia, donas da casa, será disputada no próximo sábado (30), às 21h (de Brasília), no Estádio Alfonso López, em Bucaramanga.
A seleção brasileira segue em busca de manter a hegemonia no continente sul-americano. Até então, em oito edições da Copa América de futebol feminino, o Brasil venceu sete e foi vice-campeã em uma.
Foto Destaque: Jogadores e comissão comemorando as classificações. Reprodução/Thais Magalhães/CBF