Semifinais do US Open começam e teremos um campeão inédito

Bruno Vasques Por Bruno Vasques
4 min de leitura

Nesta sexta (09) começam as semifinais do US Open, último grand slam de tênis da temporada 2022, e uma certeza podemos ter, um campeão inédito será consagrado no próximo domingo, às 17h. Entre os semifinalistas, temos os jovens promissores Carlos Alcaraz e Casper Ruud, e as surpresas da competição Frances Tiafoe e Karen Kachanov.

Sem Novak Djokovic, que não pode entrar nos Estados Unidos sem estar vacinado contra a Covid-19, Roger Federer que se recupera de uma lesão no joelho e Rafael Nadal eliminado nas oitavas de final por Tiafoe, surgiu espaço para novas promessas e surpresas no torneio.

As semifinais começam às 20h com o duelo entre Ruud e Kachanov. O norueguês que é especialista no saibro, mostrou uma rápida evolução e já tem a melhor campanha em um grand slam fora da terra batida. Aos 23 anos, Ruud pode terminar o torneio como número um do ranking mundial. Basta vencer e torcer contra Alcaraz, que joga logo em seguida.

O espanhol de 19 anos vive um momento de ascensão meteórica na elite do tênis. Alcaraz que venceu seu primeiro torneio no início do ano, no ATP 500 no Rio Open, tomou gosto pela vitória e não para de subir no ranking, ocupando atualmente a quarta posição do mundo. O tenista precisa vencer o US open para ficar em primeiro no ranking. Caso nem Ruud, nem Alcaraz vença, Rafael Nadal ficará com o posto.

Atualmente, Alcaraz tem dois títulos de Masters 1000 e mais um de ATP 500, porém não conseguiu o rendimento nos grand slam. O seu melhor resultado foi em Roland Garros, quando chegou as quartas de final.


Alcaraz comemorando sua vitória nas quartas de final (Foto: Divulgação/USOpen)


Em relação as surpresas, temos dois nomes improváveis nas semifinais, Kachanov e Tiafoe. O russo veio da chave de Daniil Medvedev, cabeça de número 1 do torneio e que perdeu o posto ao ser eliminado por Nick Kyrgios nas oitavas de final. Kachanov tem 26 anos e é o atual número 31 do mundo. Na campanha, eliminou Kyrgios, vice-campeão de Wimbledon, jogo de cinco sets. Será a primeira vez que o russo disputará uma semifinal de grand slam.

Tiafoe é considerado a maior surpresa dentre os semifinalistas. Aos 24 anos, ele é o primeiro americano negro a chegar essa fase do torneio desde Arthur Ashe, em 1972, nome que a quadra principal do US Open. Pelo caminho, Tiafoe eliminou nada mais do que Rafael Nadal nas oitavas por 3 sets a 1, também tirou Andrey Rublev, atual 11° do ranking nas quartas.


Frances Tiafoe, a grande surpesa do US Open (Foto: Divulgação/USOpen)


Tiafoe é filho de imigrantes de Serra Leoa e começou a jogar tênis em Maryland, na quadra onde o pai era zelador e onde a família morava em um quartinho. Aos 17 anos virou profissional e o seu melhor resultado em grand slams foi as quartas de final do Australian Open, em 2019.

Foto destaque: Os semifinalistas do último grand slam da temporada 2022 (Foto: Divulgação/USOpen)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile