Sérvio Djokovic desembarca na Austrália após 1 ano

Raira Cardili Por Raira Cardili
3 min de leitura

Novak Djokovic, sérvio que chegou a Melbourne, na Austrália, na quarta-feira, tem 21 títulos de Grand Slam, e está no país para a disputa do Aberto da Austrália entre os dias 15 e 29 de janeiro. No início deste ano, Djoko se envolveu em uma grande polêmica ao tentar entrar em território australiano sem ser vacinado contra a Covid-19 e por fim, ser deportado no dia 16 de janeiro.

Após a entrada, ele foi parado e levado para um centro de detenção de imigração, lugar no qual aguardou a resolução de seu caso durante 10 dias. O tenista chegou a ir a tribunal e ganhou a causa a seu favor, mas acabou por ser deportado na sequência da intervenção do ministro da Integração, Alex Hawke, que argumentou que a sua presença na Austrália representava um “risco para a saúde” dos residentes locais”.


Novak Djokovic em julgamento na Austrália em janeiro/Foto: Diego Fedele


Após sua deportação, o visto australiano de Djokovic foi suspenso por três anos. Em novembro, porém, sua proibição de entrada foi suspensa, abrindo caminho para que ele volte à Austrália nesta quarta-feira para a disputa do Aberto da Austrália de 2023.

O presidente-executivo da Tennis Australia, Craig Tiley argumentou que “Acho que ele será o jogador a ser derrotado novamente”. E acrescentou ainda: “Damos-lhe as boas-vindas de volta à Austrália. Tenho muita fé no público australiano. Estou muito confiante de que os torcedores reagirão da maneira que esperamos”.

A prisão de Djokovic em janeiro ganhou as manchetes antes do torneio, com multidões se reunindo do lado de fora de seu hotel, tanto a favor quanto contra sua eventual deportação.

De sua parte, Djokovic disse em novembro que estava aliviado por retornar a Melbourne: “O Aberto da Austrália é meu Grand Slam de maior sucesso. Tenho muitas das melhores lembranças de lá. Claro, quero voltar lá e quero jogar tênis e fazer o que faço de melhor. Espero um bom verão na Austrália”, ainda terminou dizendo que ele também deve estar no internacional de Adelaide a partir do próximo domingo.

Foto destaque: Tenista Novak Djokovic em jogo./ Reprodução: Instagram Novak Djokovic./ Foto: Telavivopen

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile