O Sevilla se consagrou o primeiro campeão do novo torneio chamado de “Desafio de Clubes”, que consiste em um confronto direto entre os atuais campeões da Copa Sul-Americana e da Europa League. Jogando a decisão dentro do seu estádio, o Ramón Sánchez Pizjuán, os espanhóis derrotaram o Independiente del Valle, do Equador. A final acabou sendo decidida nas cobranças de pênaltis após um empate por 1×1 no tempo normal, com duas intervenções do goleiro sérvio Marko Dmitrovic.
Jogadores do Sevilla comemoram durante a partida (Foto: Reprodução/gettyimages)
Resumo sobre o jogo
Decidindo a primeira edição da competição no seu próprio estádio, o técnico José Luis Mendilibar optou por um elenco recheado de reservas, visto que muitos jogadores importantes entraram em campo durante um amistoso no dia anterior.
A primeira etapa entre espanhóis e equatorianos começou bem movimentada, contando com uma intervenção importante de Moisés Ramírez no ataque do Sevilla, mas quem abriu o placar na sequência foram os visitantes. Lautaro Diáz aproveitou a bobeira na defesa adversária e com categoria tocou por baixo do goleiro, marcando o primeiro gol do confronto. Depois de ficar em desvantagem logo no início, o Sevilla começou a dominar o jogo, buscando espaço no forte sistema defensivo do Del Valle, enquanto o adversário seguiu explorando os contra-ataques em profundida.
Depois do intervalo, as tentativas ofensivas dos espanhóis ficaram mais intensas, algo que durante o primeiro tempo não aconteceu com tanta frequência. Mesmo mostrando superioridade, os donos da casa tiveram sua grande chance de empater próximo dos acréscimos depois de um escanteio. Ramirez saiu mal no levantamento e deixou o gol aberto, Pedro Ortiz teve a oportunidade mas tentou tocar de lado para Iván Romero, mas teve seu passe interceptado na última hora. A insistência do Sevilla foi premiada três minutos mais tarde, Pedro Ortiz recebeu novamente dentro da área e dessa vez venceu o goleiro adversário, levando a decisão para os pênaltis.
Goleiro Dmitrovic durante a disputa de pênaltis (Foto: Reprodução/gettyimages)
Goleiro sérvio brilha nas penalidades
Marko Dmitrovic foi o grande destaque na disputa de pênaltis entre as equipes. O goleiro sevilhano defendeu as cobranças de Faravelli e Marcelo Moreno, conhecido por ter passado pelo futebol brasileiro, que entrou no decorrer do jogo. O Del Valle só conseguiu marcar na disputa com Hoyos, enquanto Jordan, Romero, Idrissi e Papú Gómez converteram suas penalidades, dando o título para o clube espanhol. A primeira edição do torneio recebeu o nome de Antonio Puerta XII”, homenagem ao ex-jogador do Sevilla, que morreu em 2007 por parada cardíaca.
Foto Destaque: Elenco do Sevilla na entrega do troféu. Reprodução/Gettyimages