O jornalista esportivo Silvio Lancellotti, de 78 anos, morreu nesta terça-feira (13), em São Paulo. O profissional estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde o último dia 6, apresentando um grave quadro cardíaco, segundo informações divulgadas por nota pelo Hospital São Paulo.
Com uma carreira de mais de 50 anos, Silvio Lancellotti iniciou com papel importante nas revistas “IstoÉ” e “Veja”, dirigiu a revista “Vogue” e foi cronista de Esportes e Gastronomia da “Folha de S.Paulo” e do “Estado de S.Paulo”. Porém, ficou conhecido por suas passagens como comentarista na TV Bandeirantes e, posteriormente, nos canais ESPN, principalmente nas transmissões do Campeonato Italiano.
Nos anos 80, Lancellotti embarcou no futebol internacional por incentivo de Luciano do Valle. Conversas despretensiosas sobre futebol colocaram Silvio nas transmissões do Campeonato Italiano pela Band. Emplacando uma famosa e icônica dupla com o narrador Silvio Luiz, ambos com vozes e bordões marcantes. Ao todo, foram 11 anos na emissora paulista.
Chegou no ano de 2003 nos canais ESPN, convidado para comentar beisebol nos Jogos Pan-Americanos. E como sua especialidade, se tornou rapidamente o principal comentarista da casa em futebol italiano, onde ficou até 2012. Como comentarista de futebol, participou de oito edições da Copa do Mundo e seis Olimpíadas.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>DESCANSE EM PAZ!<br><br>Morre Silvio Lancellotti, ex-comentarista dos canais ESPN e pioneiro do futebol italiano no Brasil <a href=”https://t.co/gDsvqub0XP”>https://t.co/gDsvqub0XP</a></p>— ESPN Brasil (@ESPNBrasil) <a href=”https://twitter.com/ESPNBrasil/status/1569798661369888769?ref_src=twsrc%5Etfw”>September 13, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Além dos trabalhos como jornalista, Lancellotti era formado em Arquitetura, e chegou a trabalhar na prefeitura de São Paulo, mas por pouco tempo. Também construiu carreira como escritor, lançando livros sobre esporte, culinária (seu grande hobby) e romances. Nos últimos anos, mantinha uma coluna sobre futebol internacional no portal “R7”, da TV Record.
Foto Destaque: Silvio teve longa trajetória no jornalismo. Reprodução/ESPN