A Federação Mineira de Futebol (FMF) através do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decide liberar o início dos jogos do Campeonato Mineiro, deixando suspensos apenas os jogos do Ipatinga, que foi acusado de uma suposta escalação irregular de jogadores (falsificação da carteira de trabalho de alguns jogadores), que resultou em multa para o time Tigre e uma suspensão ao presidente do clube, sendo denunciado pelo Código Brasileiro de Justiça, no artigo 214.
Taça Campeonato Mineiro/ Foto: MKTEsportivo
Otávio Noronha, presidente do STJD, liberou o início da competição da FMF, adiando os jogos do Ipatinga, até que seja julgado o caso em questão. Ele ainda acrescentou: “Pelo exposto, é que RECONSIDERO EM PARTE a decisão liminar, no sentido de determinar à Federação Mineira de Futebol que mantenha em suspenso apenas e tão somente os Jogos que envolvam o Clube IPATINGA, que deverão ser adiados e oportunamente calendarizados, valendo a presente decisão, até o trânsito em julgado do Acórdão já prolatado pelo TJDMG nos autos do Processo n. 329/22; ou, se for o caso, até apreciação de requerimento de efeito suspensivo”.
Assim, as cinco primeiras partidas do campeonato estão dispostas da seguinte forma:
Sábado
- Athletic x Tombense – 15h;
- Atlético-MG x Caldense – 16h30;
- Patrocinense x Cruzeiro – 19h;
Domingo
- Pouso Alegre X América-MG – 18h30;
Segunda-feira
- Democrata GV x Democrata SL – 20h30
Dessa forma, a estreia do Campeonato Mineiro terá a disputa do estadual de 2023 alterada, sendo divididos os 12 clubes em três grupos, ao invés dos pontos serem corridos logo na primeira fase. Ademais, as equipes somente enfrentarão times de grupos diversos, e os líderes de cada chave, irão para as semifinais juntamente com o segundo melhor colocado no geral. Finalizando, a final contará com jogos de ida e volta.
Foto destaque: Jogadores Atlético Mineiro/ Reprodução: Agência Brasil EBC