O famoso atacante uruguaio, Luis Suárez, recebeu “não” do Flamengo quase 20 anos atrás e, de forma descontraída, relembrou o ocorrido em entrevista à revista Placar. Na época, o jogador atuava pelo Nacional, time do Uruguai que o revelou.
O atacante está de volta ao futebol sul-americano após carreira de sucesso na Europa, passando por times importantes como o Ajax na Holanda, o Liverpool na Inglaterra e o Barcelona na Espanha, onde viveu o famoso trio “MSN” com parceria entre ele, Messi e Neymar.
Vindo do Nacional do Uruguai, o atacante é a nova esperança de gols do Grêmio na volta do time gaúcho a série A do Brasileirão e já chegou dando mostras da merecida carreira de sucesso no futebol europeu. O uruguaio de 36 anos estreiou anotando um hat-trick pela equipe na disputa do título da Supercopa Gaúcha contra o São Luiz. O primeiro sendo um lindo gol por cima do goleiro adversário.
Suárez soma 8 gols e 4 assistências em 9 jogos pela nova equipe. O jogador é o líder em gols e assistências do time no ano e o jogador da Série A com mais participações em gols (12) na temporada 2023.
O craque foi dispensado pela equipe carioca em um teste no começo dos anos 2000 e deu razão ao Andrade, que o avaliou na época, concordando não ser um grande finalizador aquela altura.
“É verdade, em 2004 ou 2005 o Flamengo foi me ver jogar, me disseram que havia o interesse, mas que não gostaram. Nessa época eu errava muitos gols. E é normal… Acontecem muitas situações com jogadores jovens de 17, 18 anos que vão, fazem testes em outras equipes e não vão bem.” – disse o atacante.
Em 2013, o ge fez uma reportagem sobre o evento inusitado, concedendo ao ídolo rubro-negro e olheiro do time na ocasião, uma chance de se explicar.
“Não me arrependo, não. Futebol é momento. Naquela época, ele tinha 19 anos. Fui ver um torneio (no Uruguai), e ele não se apresentou bem. Era garoto ainda, inexperiente, e realmente não dei o aval. Tinha outro observador comigo, o pai do Ibson (Laís Silva), e ele também não se empolgou.” – contou Andrade ao ge.
Andrade, técnico do Flamengo em 2009. (Foto: Reprodução/GE)
O ex-volante conta ter preferido uma promessa do time no lugar, o atacante Fabiano Oliveira.
“O Fabiano estava num nível acima dele, sim. Tem garoto que, quando surge, você acha que vai fazer um bom papel no time profissional, mas às vezes não acontece. O Fabiano tinha tudo para ser um grande atacante. Jogador forte, chutava bem com a direita e a esquerda. Mas veio num momento errado.” – completou.
Suárez em 2013 já era reconhecido como craque mundial pelos belos gols e decisivas atuações no Liverpool, ganhando na temporada 2013/2014 a chuteira de ouro como artilheiro da Europa ao lado do português Cristiano Ronaldo, melhor do mundo naqueles anos.
O craque ainda iria receber mais uma premiação como essa em 2015/2016, vencendo o português desta vez, que ficou na segunda colocação.
Na Europa, Suárez conquistou 17 títulos, sendo um a Champions League da edição 2014/2015 e mais 6 artilharias.
O jogador também teve ótima carreira pela seleção nacional do Uruguai, sendo o maior artilheiro na história do país com 68 gols em 136 jogos e fazendo parte das campanhas da 4ª colocação na Copa do Mundo de 2010 e a conquista da Copa América 2011.
Foto Destaque: Jogador Luis Suárez. Reprodução/Instagram