Suécia derrota Japão e enfrenta a Espanha na semifinal da Copa do Mundo

Jorge Baldon Por Jorge Baldon
3 min de leitura

Em uma Copa do Mundo lotada de campanhas surpreendentes, a Suécia eliminou o último país campeão na madrugada desta sexta-feira (11), ao vencer as japonesas pelo placar de 2 a 1. O confronto válido pelas quartas de final do mundial foi realizado no Eden Park, na Nova Zelândia e contou até com pênalti perdido para as orientais, resultando em uma derrota traumática pela quantidade de chances desperdiçadas. Para o lado das suecas, fica a quinta participação em semifinais na sua história, buscando um título inédito, assim como todas as seleções ainda presentes no torneio.



Ilestedt abriu o placar para a Suécia (Foto: Reprodução/gettyimages)


Surpresa no primeiro tempo

Em um jogo envolvendo duas ótimas campanhas dentro da Copa do Mundo, Suécia e Japão reservaram uma esperança alta para o confronto eliminatório. Porém, apesar da expectativa, o primeiro tempo contou com posturas completamente diferentes, algo que poucas pessoas esperavam. As suecas tomaram iniciativa completa das ações e não tiveram dificuldades em empurrar as japonesas para a defesa, quase abrindo o placar aos 24 minutos com Blackstenius, mas a conclusão passou muito perto. Tentando desde o começo, a pressão teve resultado e aos 32, as europeias chegaram a marcar após confusão dentro da área, terminando na finalização da zagueira artilheira Ilestedt.



Angeldahl comemorando o segundo gol sueco (Foto: Reprodução/gettyimages)


Japão acordou no jogo

Antes das japonesas conseguiram se recuperar do desempenho irreconhecível durante o primeiro tempo, a Suécia aproveitou sua superioridade no jogo e ampliou sua vantagem logo aos seis minutos. Depois do cruzamento, a bola encostou no braço de Nagano, sendo revisado pelo VAR e com a penalidade marcada na sequência. Angeldal foi para a cobrança e deslocou Yamashita, sem chances para a goleira. Perdendo por dois gols, as asiáticas acordaram e começaram a se lançar cada vez mais ao ataque. Aos 30, Ueki foi derrubada na área e outro pênalti foi assinalado, porém, dessa vez foi negativo para o lado das campeãs, que desperdiçaram uma enorme chance de reagir. Apesar disso, elas não se abateram e Fujino chegou a acertar o travessão. Somente aos 43, as orientais conseguiram descontar com Hayashi, mas acabou não sendo o suficiente para uma prorrogação.

Sonhando com um título inédito do mundial, as suecas chegaram as semifinais do torneio pela segunda vez consecutiva, sendo sua melhor campanha na história um vice campeonato em 2003. Além de eliminarem a última seleção campeã presente na Copa do Mundo, as europeias enfrentarão a Espanha na fase seguinte, em partida marcada para a próxima terça (15), às 5h da manhã (de Brasília).

Foto Destaque: Jogadoras da Suécia comemorando durante a partida. Reprodução/GettyImages

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile