Após longa negociação entre cidades do Brasil, da América do Sul e até mesmo do Oriente Médio, palco do jogo entre o campeão da Copa do Brasil contra o campeão do campeonato brasileiro foi decidido nesta quarta-feira (11), a cidade escolhida pela CBF foi Brasília.
Flamengo e Palmeiras vão se enfrentar no Mané Garrincha, no dia 28 de janeiro, pela Supercopa do Brasil. Antes de decidir por Brasília, a CBF também analisou propostas de outras cidades do Brasil e do exterior. Em 2022, a Supercopa pagou R$ 5 milhões de prêmio ao campeão e R$ 2 milhões para o vice. Os valores de 2023 ainda não foram divulgados.
Atlético Mineiro foi o campeão da Supercopa do ano passado. (Foto: Reprodução/Twitter)
Durante a Copa do Mundo do Catar, no fim do ano passado, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, afirmou ter recebido propostas para levar a Supercopa aos Estados Unidos e à Arábia Saudita. Ainda nesta quarta-feira, a previsão era de que a partida fosse disputada na Arena Fonte Nova, em Salvador.
Após a disputa da Supercopa do Brasil, o Flamengo segue para o Marrocos, onde encara o Mundial de Clubes, que também terá a participação do Real Madrid. O sorteio do Mundial será nesta sexta-feira (13). As cidades que sediarão o mundial ainda não foram confirmadas pela FIFA.
A Supercopa do Brasil foi criada em 1990 e teve como primeiro campeão o Grêmio, que bateu o Vasco por 2 a 0 e empatou em 0 a 0 no jogo de volta. A partir de 1991 a competição serviu como celebração de abertura da temporada no Brasil, e no dia 27 de janeiro, em jogo único, o Corinthians venceu o Flamengo por 1 a 0.
A competição só voltou ao calendário em 2020, e de lá pra cá o Flamengo participou de todas as edições. Foi campeão em cima do Athletico-PR em 2020, campeão no pênaltis contra o Palmeiras em 2021 e vice contra o Atlético Mineiro em 2022.
Foto Destaque: Taça da Supercopa do Brasil. Reprodução/Twitter