A CBF anunciou nesta terça-feira (08), o local da disputa da Supercopa do Brasil de 2022. O jogo que valerá a primeira taça do ano no futebol brasileiro será na Arena Pantanal, em Cuiabá, às 16h (Brasília). Até então, apenas a data havia sido confirmada: 20 de fevereiro. O Galo desejava que a partida fosse disputada no Mineirão, o que é permitido pelo regulamento da competição, que não obriga realização em campo neutro.
Arena Pantanal. (Foto: Reprodução/AssCom Dourado)
Ao GE, os dirigentes do clube mineiro haviam apontado o local ideal como sendo o Mineirão, citando o fato do Atlético-MG ter sido campeão tanto do Campeonato Brasileiro quanto da Copa do Brasil – fato que só havia ocorrido com o rival Cruzeiro, em 2003, até então. Outro motivo citado foi a prerrogativa da edição de 1991 do torneio. Na ocasião, o Corinthians, então Campeão Brasileiro, foi campeão da Supercopa contra o Flamengo, no estádio do Morumbi, em São Paulo.
Além disso, devido a esse feito, a cúpula do Galo vê o adversário, Flamengo, como um “lucky loser” – “perdedor sortudo”, na tradução literal. Segundo o regulamento da CBF, no caso do mesmo time vencer as duas competições que dão vaga à Supercopa, Brasileirão e Copa do Brasil, o vice-campeão do Brasileirão ganha a segunda vaga do torneio.
Recentemente, dirigentes do clube carioca utilizaram as redes sociais alegando que o Galo estaria “tumultuando” a questão do mando de campo. “Estão (Atlético) fazendo operação tartaruga p tentar atrapalhar a logística”, escreveu o VP do Flamengo, Rodrigo Dunshee de Abranches.
As duas últimas edições do torneio – ambas vencidas pelo Flamengo -, haviam sido realizadas em Brasília, no Mané Garrincha. Entretanto, apesar do estádio chegar ao ponto de avisar que seria o palco da decisão, não foi possível a realização por lá esse ano devido ao avanço de casos de Covid-19. A logística era uma das principais preocupações das equipes diante do curto espaço de temo para a realização do jogo.
Foto destaque: Taça da Supercopa do Brasil. Reprodução/Lucas Figueiredo/CBF