Taiwo Awoniyi: de pedreiro a salvador do Forest na Premier League

Gabriel Alvarado Souza Por Gabriel Alvarado Souza
3 min de leitura

Taiwo Awoniyi é um jogador de futebol nigeriano que ganhou destaque pela sua habilidade como atacante. Ele começou sua carreira no futebol profissional assinando com o Imperial Academy na Nigéria. Posteriormente, ele se transferiu para o Liverpool FC em 2015, mas enfrentou dificuldades para obter um visto de trabalho no Reino Unido, o que o levou a passar várias temporadas emprestado a diferentes clubes europeus, incluindo o FSV Frankfurt, NEC Nijmegen, Royal Excel Mouscron, entre outros. Agora, está no Nottingham Forest.

Nascido na Nigéria, o garoto ganhava alguns trocados trabalhando como pedreiro e entregador de água para seus vizinhos. Devido à falta de recursos, ele tinha que usar chuteiras muito maiores, chegando a usar até dez pares de meias para que elas coubessem em seus pés.

Gol no time de infância 

“O Arsenal sempre foi meu time e você não podia criticá-lo na minha presença enquanto eu crescia. Muitos dos meus amigos me ligaram naquele dia e disseram: ‘Taiwo, você finalmente marcou contra o seu próprio time'”, compartilhou Awoniyi com a BBC Sport África.

Seus pais queriam que ele fosse médico 

Apesar de seus pais desejarem que Awoniyi se tornasse médico, sua paixão pelo futebol prevaleceu. Após alguns desentendimentos familiares devido à sua escolha, o jovem jogou em clubes locais e nas seleções de base da Nigéria, conquistando o título mundial sub-17 em 2013. Durante o torneio realizado nos Emirados Árabes Unidos, ele marcou quatro gols.


Taiwo Awoniyi na Premier League (Reprodução/BBC Sports/Esporte África)


Em 2015, ele se transferiu para o Kalmar, da Suécia, antes de ser adquirido pelo Liverpool no ano seguinte. No entanto, devido a problemas de permissão de trabalho, o atacante nunca teve a chance de atuar pela equipe principal dos Reds.

“Refletindo sobre a série de empréstimos que atravessei, percebo que esses anos foram os responsáveis por me moldar, e tudo pelo qual tenho trabalhado incansavelmente nos últimos seis anos parece ter sido apagado. Esta não tem sido uma jornada fácil”, conta o jogador.

Consequentemente, ao longo dos cinco anos de seu contrato com o clube, ele foi emprestado para diversas equipes, incluindo FSV Frankfurt, NEC Nijmegen, Mouscron, Gent e Mainz 05, até finalmente chegar ao Union Berlin em 2020, onde ganhou grande destaque.

Foto Destaque: Taiwo Awoniyi comemora gol pelo Forest. Reprodução/James Williamson/Espn

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile