Técnico japonês diz que seleção não sentiu a pressão e elogiou goleiro da Cróacia

Bruno Vasques Por Bruno Vasques
3 min de leitura

Após a eliminação nos pênaltis para a Cróacia, o técnico japonês comentou sobre a seleção ter acertado apenas uma cobrança em quatro oportunidades. O único a marcar foi o atacante Takuma Asano. Minamino, Mitoma e Yoshida desperdiçaram suas cobranças. Na entrevista ao final do jogo, o comandante comentou o que aconteceu.

“Eu perguntei aos jogadores, para decidirem por eles mesmos. Claro alguns deles poderiam marcar os pênaltis, outros poderiam não marcar. Mas os jogadores tentaram diante de uma pressão imensa e eu gostaria de elogiar o esforço deles”, destacou.

Nos 90 minutos, o Japão chegou a abrir o placar no primeiro tempo com Maeda, porém, a equipe japonesa sofreu o empate na metade da segunda etapa com Perisic. Com o empate, o jogo foi para a prorrogação, e como se manteve, houve as penalidades.

Essa é a quarta vez que o Japão é eliminado nas oitavas de final de uma Copa do Mundo, a seleção nunca passou dessa fase. O treinador japonês foi questionado se os jogadores cederam a pressão e por isso acabaram perdendo os pênaltis.

Se sucumbimos a pressão? Acho que não. Acho que o goleiro foi ótimo. Os jogadores fizeram 120 minutos muito bravamente e os jogadores que cobraram foram corajosos também. Claro que queríamos vencer e o resultado é infortuno, mas é o que há”, completou


Comandante japonês antes das cobranças de pênaltis (Foto: Reprodução/Reuters)


A primeira participação em Copas da seleção japonesa foi apenas em 1998, e essa foi apenas a sua segunda disputa de pênaltis em toda a história. A primeira ocorreu em 2006 e, na época, o Japão foi eliminado pelo Paraguai. Na visão do treinador, pênaltis é loteria e treinamento, mas é um aspecto que precisa ser melhorado pela seleção para as próximas oportunidades.

Acho que é sorte, mas ao mesmo tempo é treino. Acho que são as duas coisas. Eu vivi muitas situações, mas chutar ao gol dentro da área (pênalti) acho que ainda há uma diferença entre os top times e o Japão. O goleiro da Croácia foi incrível e interceptou os chutes. Isso é outra coisa que o Japão precisa melhorar para o futuro.”

Apesar da eliminação, o Japão fez história nessa Copa ao ganhar as campeãs Mundiais Espanha e Alemanha, além de conseguir classificação em primeiro lugar, eliminando os alemães.

 

Foto destaque: Japão é eliminado nos pênaltis para a Croácia. Reprodução/FIFA

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile