Tite comemora classificação para Libertadores e diz ter foco só no Flamengo

Gabriel Viana Por Gabriel Viana
6 min de leitura

O Flamengo venceu o América MG por 3×0 no Parque do Sabiá, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, e alcançou a vice-liderança da competição, com os mesmos 63 pontos do líder Palmeiras. Após o jogo, Tite falou sobre a confiança do grupo, a hipervalorização do trabalho do treinador e sobre não acompanhar a pontuação dos rivais.

A vitória do Flamengo colocou o clube como forte postulante ao título, além de já garantir a vaga na Libertadores de 2024. Tite comemorou a classificação na entrevista coletiva após a partida e disse que a conquista é do Flamengo e que ele é apenas mais uma das engrenagens que movem o clube que busca o seu nono título brasileiro e disse:

“Depende do Flamengo. Eu sou mais um que participa de uma engrenagem de uma equipe de trabalho muito grande. Eu sou uma das pessoas que buscava esse objetivo.”

Busca pelo título

O título que parecia distante, hoje já é quase palpável, visto que a liderança do rival paulistano é apenas pelo saldo de gols. Tite argumentou que não acompanha a pontuação, pois o seu objetivo é ter o foco total em seu trabalho no rubro-negro e disse:

“Eu não sei da pontuação. Eu não sei. Eu não quero ficar pensando nos outros porque eu desfoco do meu trabalho. Claro que eu vou torcer contra os que estão na frente, mas eu tenho que isolar e ficar focado no nosso dia a dia e no nosso trabalho”

E esse pensamento é confirmada após Tite declarar que a confiança da equipe vem do desempenho em campo, pois sem o desempenho o seu trabalho não é sólido dizendo:

“Resultado só gera confiança se vier com desempenho. Se não tiver desempenho, você vai para casa e olha, mas não dá uma solidez. Confiança ela gera com desempenho. Senão é ilusão.”

O tema “resultado x desempenho” é comum no futebol brasileiro, que recentemente foi trazido pelo técnico do rival cruzmaltino, Ramón Diaz que seguiu a mesma linha de Tite, dizendo que para salvar uma equipe é preciso jogar bem, pois a confiança vem do trabalho bem-feito e estruturado.

Outro assunto discutido na coletiva foi sobre o seu sistema de jogo, que é muito associado ao Corinthians campeão do mundo em 2012, que possuía como pilar o seu sistema defensivo. Contudo, Tite enxerga o equilíbrio da equipe como centro do seu trabalho, e antes da Copa do Mundo de 2022, o treinador analisou que o ponto de equilíbrio de uma equipe é o seu meio de campo, e associou o número de gols feitos e sofridos com a busca pelo equilíbrio dizendo:

“Não é o pilar. O pilar é o equilíbrio. A equipe aumentou o número de gols feitos e diminuiu o número de gols sofridos. A equipe equilibrou. Essa é a essência para mim.”


Assista aos melhores momentos de América MG 0x3 Flamengo (Reprodução/YouTube/GE)


Crescimento de Cebolinha

A melhora de desempenho da equipe faz com que jogadores potencializem seu futebol, e Cebolinha foi o maior beneficiado com a chegada de Tite, que já havia convocado o ponta para a Copa América 2019, onde o atacante teve destaque. Contudo Tite evita trazer os créditos da recuperação do atleta, valorizando assim o jogador ao invés de hipervalorizar o seu trabalho e disse:

“Não personalizem a evolução de um atleta em cima de um técnico. Não é assim. Isso hiper dimensiona o trabalho de um técnico e isso não é a realidade. O Cebolinha está jogando porque ele é bom. Ele passou por um período de adaptação. Oscila, assim é todo mundo. Nós procuramos dar confiança e trabalhar todos os atletas, essa é a nossa função. Tanto nas relações pessoais quanto profissionais. Isso é a qualidade do atleta.”

A afirmação sobre a hipervalorização do trabalho do treinador também é vista no rival das laranjeiras, visto que o trabalho construído no Fluminense é sempre ligado a Fernando Diniz. O elenco campeão da Libertadores por muitas vezes foi apontado como uma equipe com pouco recurso técnico, mas com uma entrega tática elevada. Contudo, jogadores como Germán Cano, John Árias e Fábio são destaques no cenário brasileiro em suas posições, evidenciando a hipervalorização citada por Tite.

O próximo desafio do rubro-negro será o Atlético MG no Maracanã às 19:30 na próxima quarta-feira (29). Esse será um confronto direto na briga pelo título brasileiro. O Flamengo atualmente é o segundo colocado com os mesmos 63 pontos do líder Palmeiras, o galo, por sua vez, é o quarto com 60 pontos.

Foto destaque: Tite e Arrascaeta em treino do Flamengo (Reprodução/Instagram/@flamengo)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile