Tite desembarca em aeroporto no Rio e despista sobre assumir Flamengo

Gabriel Viana Por Gabriel Viana
5 min de leitura

Pensando na temporada de 2024, Tite é o nome preferido da diretoria do Flamengo. O ex-treinador da Seleção Brasileira está livre no mercado, mas só deseja assumir clubes a partir de janeiro. A queda de Sampaoli é questão de tempo, e o rubro-negro já estuda um substituto.

Tite desembarcou no aeroporto Santos Dumont na noite desta terça-feira (26), e despertou a curiosidade de alguns repórteres que estavam presentes. Ao ser perguntado sobre a vinda ao Rio o treinador respondeu que morava na cidade, pregou respeito e esquivou do assunto Flamengo. O campeão do mundo com o Corinthians mora na Barra da Tijuca e reside na cidade há 7 anos e disse:

“Estou vindo com a família. Eu viajei com a minha família. (…) Eu tenho residência aqui, faz sete anos.”

Ao ser perguntado sobre se assumiria o Flamengo o treinador preferiu não falar sobre o assunto para não causar nenhum tipo de confusão caso suas falas sejam pegas sem contexto ou interpretadas de maneira incorreta. Disse também respeitar o Flamengo, o Corínthians, o São Paulo e o trabalho dos repórteres presentes. E por conta de seus princípios e educação não entraria no assunto.

“Se alguma coisa me pauta, é o respeito. A educação, os princípios (…) eu não posso falar, eu respeito o trabalho de vocês. Não sou eu que falo. Eu respeito o Flamengo, eu respeito o Corinthians e eu respeito o São Paulo”

 

Plano e retrospecto do Flamengo

O plano do Flamengo era a troca de treinadores de imediato, sai Sampaoli, entra o técnico de 2024. O desejo de começar a temporada com um treinador no cargo há mais tempo é algo incomum no rubro-negro. Desde 2019 há uma troca de comando no início e no meio da temporada, aconteceu com Abel Braga e Jorge Jesus em 2019, Domènec Torrent e Rogério Ceni em 2020.

Em 2021, Renato Gaúcho assumiu após a demissão de Rogério Ceni, mas logo foi substituído por Maurício Souza que atuou como interino até Paulo Souza entrar em cena, no início de 2022. Foi trocado por Dorival Jr. que conquistou a Copa do Brasil e a Libertadores, mas não seguiu com o trabalho. Em 2023 Vitor Pereira e Jorge Sampaoli foram os nomes.

Tite é o grande exemplo do século de continuidade de trabalho, após ser eliminado pelo Tolima da Colômbia na pré-Libertadores de 2011, a diretoria Corinthiana bancou o treinador e conquistou o Campeonato Brasileiro do mesmo ano e a Libertadores e o Mundial de 2012. O Flamengo vê no último técnico a ser campeão do mundo com um clube brasileiro a chance de mudar o patamar do clube, que almeja ser um dos clubes mais importantes do mundo e não somente do Brasil e da América do Sul.


Tite com a Seleção Brasileira


Impasse

O que atrapalha a união entre Tite e o Flamengo é o desejo do treinador de só assumir clubes em 2024. Essa pode ser a grande oportunidade do rubro-negro em ter um trabalho com longevidade e é a chance de Tite voltar a um clube com o elenco mais qualificado, além de possuir também o maior montante de recursos para novas contratações.

O Flamengo deixou escapar a sua maior chance de ser campeão em 2023 com o vice-campeonato da Copa do Brasil, entretanto ainda há quem acredite no distante sonho do Campeonato Brasileiro, já que o líder Botafogo tropeçou nos últimos três jogos. O Flamengo ocupa a sétima posição com 40 pontos e está momentaneamente fora da zona de classificação para a Libertadores.

 

Foto em destaque: Tite abraçando Neymar na Copa do Mundo de 2022. Reprodução/Instagram/@cbf_futebol

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile