Treinador alemão é suspenso por certificado de vacinação falso

Mauricio Campelo Por Mauricio Campelo
3 min de leitura

O treinador alemão Markus Anfang teve a suspensão de 1 ano decretada pela Federação Alemã de Futebol (DFB) nesta quarta-feira (26). Além do treinador, o assistente Florian Junge foi suspenso por 10 meses por terem apresentado um certificado de vacinação de covid-19 falso.

A punição será retroativa, e começará a valer no dia da denuncia, em 20 Novembro de 2021, além disso, Anfang foi multado em 30 mil Euros e Junge em 3 mil. Entretanto, os treinadores poderão retornar ao trabalho em Junho, quando entrarão em liberdade condicional até 30 de Junho de 2023.

Em comunicado oficial, o presidente da corte da DFB justificou a condicional dos treinadores: “Por meio de suas ações, Markus Anfang e Florian Junge violaram consideravelmente a função de modelo como treinadores. Em vista das confissões que fizeram, no entanto, justifica-se suspender parte da punição e introduzir a liberdade condicional para dar a eles a oportunidade de retornar à temporada 2022/2023.

O caso foi descoberto em 2020, quando Anfang e Jung trabalhavam no Werder Bremen, da segunda divisão alemã.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”de” dir=”ltr”>Cheftrainer Markus Anfang und Co-Trainer Florian Junge sind mit sofortiger Wirkung von ihren Ämtern beim SV <a href=”https://twitter.com/hashtag/Werder?src=hash&amp;ref_src=twsrc%5Etfw”>#Werder</a> zurückgetreten.<br><br>Alle Infos  <a href=”https://t.co/kOWBESAQeq”>https://t.co/kOWBESAQeq</a> <a href=”https://t.co/Ldv4S8MdJ0″>pic.twitter.com/Ldv4S8MdJ0</a></p>&mdash; SV Werder Bremen (@werderbremen) <a href=”https://twitter.com/werderbremen/status/1461992877165318144?ref_src=twsrc%5Etfw”>November 20, 2021</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

O Werder Bremen anunciou pelo Twitter o pedido de demissão do treinador após o escândalo


O departamento de Saúde de Bremen descobriu a fraude ao analisar o cartão de vacinação de Anfang, e pediu informações à Associação médica do Estado de Renânia do Norte, que conduziu investigações nos registros de vacinação de Colônia, cidade onde o certificado dizia ter acontecido a vacinação, entretanto não havia nenhum dado registrado no sistema. Segundo a revista Kicker, Jung falsificou o cartão para ir à uma festa de carnaval na cidade de Colônia.

O comprovante de vacinação isentava Anfang e Junge aos testes sanitários que a federação alemã promoveu durante o ano de 2021, e além disso não tiveram de ficar isolados em quarentena após ter contato com Marco Friedl, que havia testado positivo para covid-19.

Foto Destaque: Anfang (esq) e Junge durante aquecimento do Werder Bremen. Foto: Reprodução/DFB.de/Imago

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile