Três treinadores do Brasileirão estão concorrendo como melhor técnico do mundo pela IFFHS

Franklyn Santiago Por Franklyn Santiago
4 min de leitura

Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, está concorrendo como melhor treinador do mundo em 2022 pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS). Junto com ele estão Dorival Jr, ex técnico do Flamengo, que atualmente está sem clube, e Luiz Felipe Scolari, atualmente aposentado, mas que foi técnico do Athletico Paranaense na temporada de 2022.

Na premiação, que já tem seus 15 finalistas, estão concorrendo também: 

O técnico do Real Madrid, Carlo Ancelotti; 

O técnico do Manchester City, Pep Guardiola; 

Do Liverpool, Jürgen Klopp; 

Do Aston Villa, Unai Emery; 

Do Bayern de Munique Julian Nagelsmann; 

Do Eintracht Frankfurt, Oliver Glasner; 

Da Roma, José Mourinho; 

Do Napoli, Luciano Spalletti; 

Dorival Jr, que está sem clube atualmente; 

Luiz Felipe Scolari, aposentado; 

O técnico do Boca Juniors, Hugo Ibarra; 

O treinador da seleção de Marrocos, Walid Regragui; 

Brian Schmetzer, do Seattle Sounders; 

Albert Riera, do Auckland City;

E Abel Ferreira, do Palmeiras.

Confira abaixo um resumo da temporada dos técnicos que disputaram o campeonato brasileiro em 2022 e estão concorrendo ao prêmio de melhor técnico do mundo:

Abel Ferreira

O técnico do Palmeiras está concorrendo pelo segundo ano consecutivo. Em 2021, quando também foi indicado, o técnico havia sido campeão pela segunda vez consecutiva da CONMEBOL Libertadores, vice campeão do Campeonato Paulista, campeão da copa do Brasil 2020 (que assim como a Libertadores de 2020, aconteceu só em 2021 por causa da pandemia), e também a Recopa referente a 2020. Na ocasião, o vencedor foi o alemão Thomas Tuchel.

Este ano, o treinador venceu o campeonato Paulista, em uma reedição da final passada, e o campeonato Brasileiro, completando o título que lhe faltava, se tornando o quarto técnico que mais levantou troféus pelo clube.

Luiz Felipe Scolari

Felipão foi técnico do Athletico Paranaense em 2022 e, no campeonato Brasileiro, se classificou direto para a Libertadores de 2023, em sexto lugar. Mas o brilho da temporada mesmo foi ter sido o vice campeão da Libertadores, eliminando o atual bi campeão, Palmeiras, nas semi-finais, perdendo apenas para o Flamengo na final.

Dorival Junior

O técnico assumiu o time do Flamengo no meio da temporada, já com os campeonatos em andamento. Em um momento em que a delegação rubro negra, e também a torcida já não estavam satisfeitos com o antigo técnico, Paulo Souza, contrataram Dorival, que assumiu o time e entregou ótimos resultados na temporada, como um elenco mais competitivo e bem treinado. 

Após Dorival assumir o clube, recuperaram posições na tabela, passaram a perder e empatar menos e vencer mais, e ainda brigaram muito pelas copas, o que deu muito resultado. Para encerrar a temporada com chave de ouro, foram campeões da Libertadores e da Copa do Brasil.

 

Foto destaque: Felipão, Dorival Jr e Abel Ferreira, que estão disputando pelo título de melhor técnico do mundo em 2022. Foto: reprodução/Instagram.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile