Na manhã desta quinta-feira (24), Uruguai e Coreia do Sul abriram o Grupo H da Copa do Mundo. Em duelo disputado no estádio Cidade da Educação, as seleções ficaram no 0 a 0, o quarto empate sem gols neste Mundial.
Em uma etapa inicial equilibrada e bastante faltosa, a primeira grande chance veio apenas aos 18 minutos, quando Valverde apareceu na área após lançamento de Godín, dominou de direita e bateu de pé esquerdo, a bola subiu e foi por cima do gol, assustando o goleiro Kim Seung-Gyu. As duas equipes alternavam momentos no ataque. A Coreia, porém, levou menos perigo quando tinha a posse da bola, e viu um Uruguai mais incisivo. A grande chance coreana veio aos 33 minutos, Kim Moon-Hwan, pela direita, cruzou na medida para Hwang Ui-Jo, que livre na pequena área, bateu de primeira, mandando por cima do gol, desperdiçando excelente oportunidade. Aos 42, após escanteio cobrado por Valverde, o experiente Godín subiu mais que toda a zaga adversária e cabeceou firme, no pé da trave.
Na segunda etapa o enredo foi o mesmo, com muita disposição e pouca inspiração. A primeira boa oportunidade veio aos 17 minutos, quando Darwin Núñez arrancou pela esquerda após mais um lançamento de Godín, passou pela marcação, entrou na área e levou a bola para a linha de fundo. Ele tentou o cruzamento, mas o goleiro Kim Seung-Gyu fechou o ângulo. A Coreia respondeu aos 30, com Son. O atacante do Tottenham recebeu na esquerda, puxou para a linha de fundo e cruzou com perigo, mas a zaga uruguaia fez o corte. Os treinadores mexeram em suas equipes, mas para a tristeza dos flamenguistas, Arrascaeta não saiu do banco e não estreou no Mundial.
Já no fim do jogo, aos 43 minutos, o Uruguai teve sua última oportunidade na partida. Valverde carregou pela esquerda e soltou uma bomba de fora da área. A bola explodiu na trave e se perdeu pela linha de fundo. A Coreia do Sul deu contragolpe minutos depois. O goleiro Rochet recebeu recuo e bateu para a frente, pegando mal na bola, que ficou com Son, o camisa 7 e capitão bateu de fora da área, mas finalizou ao lado do gol, e o zero permaneceu até o fim do jogo.
Em jogo de pouca emoção, Uruguai e Coreia do Sul empataram sem gols. (Foto:Divulgação/FIFA)
Portugal e Gana, que completam o grupo, se enfrentam ainda nesta quinta, às 13h (de Brasília). Os dois primeiros colocados avançam para as oitavas de final.
Coreia do Sul e Uruguai voltam a campo na próxima segunda-feira (28), os asiáticos enfrentam Gana, às 10h, no estádio Cidade da Educação. E a Celeste encara Portugal, às 16h, no estádio Lusail.
Foto Destaque: Cavani entrou no segundo tempo, substituindo Luis Suárez. Reprodução/Jung Yeon-je