Na noite da última quinta-feira (9), o Vasco da Gama derrotou o Bangu por 2 a 0 e se garantiu na segunda colocação da fase inicial do Campeonato Carioca. Com a vitória, o Cruzmaltino ultrapassou o Flamengo na classificação geral e terá o direito de decidir a semifinal em casa.
Embalado após vencer o “Clássico dos Milhões”, o Vasco não repetiu a grande exibição que teve contra o rubro-negro. Depois de uma pressão inicial, que resultou em gol de Gabriel Pec, abrindo o placar, a equipe de Maurício Barbieri encontrou dificuldades de impor o seu futebol. Ainda no primeiro tempo, o Bangu, que almejava uma classificação para a Taça Rio, passou a gerar perigo à meta vascaína.
O jogo bem movimentado consagrou dois nomes: Léo Jardim, que havia sido elogiado pela partida contra o Flamengo e que novamente teve boa atuação; e Mateus Santillo, arqueiro alvirrubro, que realizou boas intervenções e defendeu um pênalti cobrado por Alex Teixeira, ainda na primeira etapa. A cobrança foi a quarta desperdiçada pela equipe em 2023, a que mais erra neste fundamento entre todos os clubes da Série A do Campeonato Brasileiro. O Vasco converteu apenas um neste ano, com o volante Jair, no duelo contra o Trem-AM, pela Copa do Brasil.
Pedro Raul marcou mais um gol pelo Vasco (Foto: Daniel Ramalho/Vasco da Gama)
O alívio veio somente no fim do segundo tempo. Addson, volante do Bangu, foi expulso após parar com falta um contra-ataque vascaíno, o que gerou mais tranquilidade para os donos da casa. Aos 46 minutos, o primeiro dos cinco acrescidos pelo árbitro, Pedro Raul marcou de cabeça e deu números finais ao confronto. O artilheiro agora soma sete gols e duas assistências em 10 jogos com a camisa do clube.
A primeira partida da semifinal do Campeonato Carioca acontece na próxima segunda-feira (13), no Maracanã. Os detalhes do jogo da volta ainda não foram definidos. Por ter ficado a frente do Flamengo na classificação geral, o Gigante da Colina joga pela igualdade na soma dos placares.
Foto destaque: Pedro Raul disputa bola de cabeça contra o Bangu (Daniel Ramalho/Vasco da Gama).