A venda do lateral esquerdo ítalo-brasileiro Emerson Palmieri, do Chelsea para o West Ham, renderá ao Santos uma quantia que chega perto da casa dos R$ 2 milhões. Esse valor se dá pelo mecanismo da Fifa de garantir ao clube formador do atleta 2,5% do valor de futura venda do jogador. Como Emerson foi revelado nas categorias de base do clube paulista, o Santos já tem garantido esse valor.
O valor da venda de Palmieri para o West Ham gira em torno de 13 milhões de libras, o equivalente a 79 milhões de reais. Por ser clube formador e ter direito a 2,5% da transação, o Santos deve receber um valor em torno de 325 mil libras, o que na cotação atual tem o valor aproximado de 1,9 milhão de reais.
Emerson em ação pela Itália na final da Eurocopa 2021 (Foto:Reprodução/whufc.com)
Enfrentando crise financeira nos últimos anos, o alvinegro praiano espera o quanto antes que esse valor chegue aos cofres do clube para utiliza-lo no pagamento de suas dívidas. Emerson deixou o Peixe em 2015, com 30 jogos disputados e 3 gols marcados.
O lateral esquerdo foi vendido para o clube italiano da Roma por 2 milhões de euros Pelo time romano, disputou 34 partidas entre 2015 e 2018 e marcou apenas 1 gol. Em 2018, o lateral foi vendido para o Chelsea por 20 milhões de euros, disputando 33 partidas pelo clube londrino. Já em 2021, Emerson foi emprestado para o Lyon, da França.
Em 2018, Emerson Palmieri foi convocado pela primeira vez para a seleção italiana, tornando oficial sua naturalização. Pela Azurra lateral disputou, até o momento, 27 partidas e conquistou em 2021 a Eurocopa, disputada na Inglaterra.
Pelo Santos, Emerson foi campeão Paulista duas vezes e ganhou uma vez a Copa São Paulo de Futebol Jr, na época que ainda era das divisões de base do Peixe.
Foto destaque: Emerson com a camisa do West Ham Reprodução/WestHam