Verstappen mantém a frieza e triunfa em solo Americano

Nicolas Pegorare Por Nicolas Pegorare
11 min de leitura

Novamente o Holandês, a essa altura já coroado campeão da temporada 2022, mostrou a que veio e obtém mais um triunfo nos Estados Unidos, o segundo seguido em terra norte americana.

Max Verstappen venceu o Grande Prêmio dos Estados Unidos que rolou na tarde deste domingo. O piloto partiu da segunda colocação do grid e assumiu a ponta após rodada de Carlos Sainz, que largou da ponta.

Sainz não rodou sozinho, mas foi tocado por George Russell, que partiu do quarto posto. Na tentativa de ultrapassar a Ferrari por dentro, eles acabaram se tocando e Carlos levou a pior. O toque o fez abandonar a corrida já na volta seguinte, pois seu carro apresentou um vazamento de água. O piloto da Mercedes acabou levando uma punição de 5 segundos, mas que não acabou interferindo tanto nos resultados finais de sua corrida.

Junto com toda a confusão, Lewis Hamilton acabou sendo obrigado a tomar a linha de fora da pista, a fim de evitar qualquer toque com a Ferrari de Sainz. Se aproveitando da situação, Lance Stroll, que partira da quinta colocação, pulou para terceiro, atrás apenas de Hamilton e Verstappen.


<blockquote class=”instagram-media” data-instgrm-permalink=”https://www.instagram.com/p/CkEvhxetG2e/?utm_source=ig_embed&amp;utm_campaign=loading” data-instgrm-version=”14″ style=” background:#FFF; border:0; border-radius:3px; box-shadow:0 0 1px 0 rgba(0,0,0,0.5),0 1px 10px 0 rgba(0,0,0,0.15); margin: 1px; max-width:540px; min-width:326px; padding:0; width:99.375%; width:-webkit-calc(100% – 2px); width:calc(100% – 2px);”><div style=”padding:16px;”> <a href=”https://www.instagram.com/p/CkEvhxetG2e/?utm_source=ig_embed&amp;utm_campaign=loading” style=” background:#FFFFFF; line-height:0; padding:0 0; text-align:center; text-decoration:none; width:100%;” target=”_blank”> <div style=” display: flex; flex-direction: row; align-items: center;”> <div ></div> <div style=”display: flex; flex-direction: column; flex-grow: 1; justify-content: center;”> <div style=” background-color: #F4F4F4; border-radius: 4px; flex-grow: 0; height: 14px; margin-bottom: 6px; width: 100px;”></div> <div style=” background-color: #F4F4F4; border-radius: 4px; flex-grow: 0; height: 14px; width: 60px;”></div></div></div><div style=”padding: 19% 0;”></div> <div style=”display:block; height:50px; margin:0 auto 12px; width:50px;”><svg width=”50px” height=”50px” viewBox=”0 0 60 60″ version=”1.1″ xmlns_xlink=”https://www.w3.org/1999/xlink”><g stroke=”none” stroke-width=”1″ fill=”none” fill-rule=”evenodd”><g transform=”translate(-511.000000, -20.000000)” fill=”#000000″><g><path d=”M556.869,30.41 C554.814,30.41 553.148,32.076 553.148,34.131 C553.148,36.186 554.814,37.852 556.869,37.852 C558.924,37.852 560.59,36.186 560.59,34.131 C560.59,32.076 558.924,30.41 556.869,30.41 M541,60.657 C535.114,60.657 530.342,55.887 530.342,50 C530.342,44.114 535.114,39.342 541,39.342 C546.887,39.342 551.658,44.114 551.658,50 C551.658,55.887 546.887,60.657 541,60.657 M541,33.886 C532.1,33.886 524.886,41.1 524.886,50 C524.886,58.899 532.1,66.113 541,66.113 C549.9,66.113 557.115,58.899 557.115,50 C557.115,41.1 549.9,33.886 541,33.886 M565.378,62.101 C565.244,65.022 564.756,66.606 564.346,67.663 C563.803,69.06 563.154,70.057 562.106,71.106 C561.058,72.155 560.06,72.803 558.662,73.347 C557.607,73.757 556.021,74.244 553.102,74.378 C549.944,74.521 548.997,74.552 541,74.552 C533.003,74.552 532.056,74.521 528.898,74.378 C525.979,74.244 524.393,73.757 523.338,73.347 C521.94,72.803 520.942,72.155 519.894,71.106 C518.846,70.057 518.197,69.06 517.654,67.663 C517.244,66.606 516.755,65.022 516.623,62.101 C516.479,58.943 516.448,57.996 516.448,50 C516.448,42.003 516.479,41.056 516.623,37.899 C516.755,34.978 517.244,33.391 517.654,32.338 C518.197,30.938 518.846,29.942 519.894,28.894 C520.942,27.846 521.94,27.196 523.338,26.654 C524.393,26.244 525.979,25.756 528.898,25.623 C532.057,25.479 533.004,25.448 541,25.448 C548.997,25.448 549.943,25.479 553.102,25.623 C556.021,25.756 557.607,26.244 558.662,26.654 C560.06,27.196 561.058,27.846 562.106,28.894 C563.154,29.942 563.803,30.938 564.346,32.338 C564.756,33.391 565.244,34.978 565.378,37.899 C565.522,41.056 565.552,42.003 565.552,50 C565.552,57.996 565.522,58.943 565.378,62.101 M570.82,37.631 C570.674,34.438 570.167,32.258 569.425,30.349 C568.659,28.377 567.633,26.702 565.965,25.035 C564.297,23.368 562.623,22.342 560.652,21.575 C558.743,20.834 556.562,20.326 553.369,20.18 C550.169,20.033 549.148,20 541,20 C532.853,20 531.831,20.033 528.631,20.18 C525.438,20.326 523.257,20.834 521.349,21.575 C519.376,22.342 517.703,23.368 516.035,25.035 C514.368,26.702 513.342,28.377 512.574,30.349 C511.834,32.258 511.326,34.438 511.181,37.631 C511.035,40.831 511,41.851 511,50 C511,58.147 511.035,59.17 511.181,62.369 C511.326,65.562 511.834,67.743 512.574,69.651 C513.342,71.625 514.368,73.296 516.035,74.965 C517.703,76.634 519.376,77.658 521.349,78.425 C523.257,79.167 525.438,79.673 528.631,79.82 C531.831,79.965 532.853,80.001 541,80.001 C549.148,80.001 550.169,79.965 553.369,79.82 C556.562,79.673 558.743,79.167 560.652,78.425 C562.623,77.658 564.297,76.634 565.965,74.965 C567.633,73.296 568.659,71.625 569.425,69.651 C570.167,67.743 570.674,65.562 570.82,62.369 C570.966,59.17 571,58.147 571,50 C571,41.851 570.966,40.831 570.82,37.631″></path></g></g></g></svg></div><div style=”padding-top: 8px;”> <div style=” color:#3897f0; font-family:Arial,sans-serif; font-size:14px; font-style:normal; font-weight:550; line-height:18px;”>Ver essa foto no Instagram</div></div><div style=”padding: 12.5% 0;”></div> <div style=”display: flex; flex-direction: row; margin-bottom: 14px; align-items: center;”><div> <div ></div> <div ></div> <div ></div></div><div style=”margin-left: 8px;”> <div style=” background-color: #F4F4F4; border-radius: 50%; flex-grow: 0; height: 20px; width: 20px;”></div> <div style=” width: 0; height: 0; border-top: 2px solid transparent; border-left: 6px solid #f4f4f4; border-bottom: 2px solid transparent; transform: translateX(16px) translateY(-4px) rotate(30deg)”></div></div><div style=”margin-left: auto;”> <div style=” width: 0px; border-top: 8px solid #F4F4F4; border-right: 8px solid transparent; transform: translateY(16px);”></div> <div style=” background-color: #F4F4F4; flex-grow: 0; height: 12px; width: 16px; transform: translateY(-4px);”></div> <div style=” width: 0; height: 0; border-top: 8px solid #F4F4F4; border-left: 8px solid transparent; transform: translateY(-4px) translateX(8px);”></div></div></div> <div style=”display: flex; flex-direction: column; flex-grow: 1; justify-content: center; margin-bottom: 24px;”> <div style=” background-color: #F4F4F4; border-radius: 4px; flex-grow: 0; height: 14px; margin-bottom: 6px; width: 224px;”></div> <div style=” background-color: #F4F4F4; border-radius: 4px; flex-grow: 0; height: 14px; width: 144px;”></div></div></a><p style=” color:#c9c8cd; font-family:Arial,sans-serif; font-size:14px; line-height:17px; margin-bottom:0; margin-top:8px; overflow:hidden; padding:8px 0 7px; text-align:center; text-overflow:ellipsis; white-space:nowrap;”><a href=”https://www.instagram.com/p/CkEvhxetG2e/?utm_source=ig_embed&amp;utm_campaign=loading” style=” color:#c9c8cd; font-family:Arial,sans-serif; font-size:14px; font-style:normal; font-weight:normal; line-height:17px; text-decoration:none;” target=”_blank”>Uma publicação compartilhada por FORMULA 1® (@f1)</a></p></div></blockquote> <script async src=”//www.instagram.com/embed.js”></script> 

Largada do GP dos EUA. Reprodução/Instagram @f1


Russell se recuperou do toque e na quinta volta já fez sua ultrapassagem em cima de Stroll. Na mesma volta um pouco mais para trás, Sérgio Perez fez uma manobra semelhante pra cima de Sebastian Vettel e pôs sua Red Bull a frente da Aston Martin do tetracampeão de uma vez por todas. A mesma quinta volta ainda teve espaço para uma rodada de Nicholas Latifi, que sozinho se perdeu na sequência de esses do circuito e sofreu o pequeno incidente, sem maiores danos e ok para continuar.

A volta 6 foi mar cada pela ultrapassagem de Perez agora em cima de Stroll, que naturalmente foi superado com facilidade pelo mexicano. Durante a ultrapassagem, Perez perdeu sua aleta do lado direito da asa dianteira, mas que não apresentou perdas significativas de performance.

A partir daí, o calor e os acontecimentos do início da corrida começou a esfriar. Charles Leclerc, que vinha em uma corrida de recuperação após acumular punições por troca de componentes e largar da 12ª colocação, fez uma ultrapassagem pra cima de Vettel e assumiu o sexto lugar.

Após duas voltas, Valtteri Bottas rodou sozinho na penúltima curva do cicuito de COTA e acabou ilhado naquela que talvez seja o único ponto de brita de toda a pista, que conta com enormes áreas de escape. Isso acabou trazendo o primeiro safety car da prova. O piloto de sorte nesse momento foi Leclerc. O monegasco ainda não tinha feito sua parada e aproveitou o momento da prova pra perder menos tempo possível. Tanto na pista, quanto virtualmente, ele já estava na quarta colocação, atrás somente de Perez, Hamilton e Verstappen, que até então estava tendo uma corrida tranquila na liderança.

Na volta 22, após a relargada, o momento foi entre Stroll e Alonso. Os futuros companheiros de equipe se chocaram na reta, após um movimento defensivo repentino de Stroll, que não esperava que Alonso estivesse tão perto. A batida fez a Alpine decolar, mas Fernando conseguiu salvar seu bólido e voltar à corrida, mas Stroll já não teve a mesma sorte. Com muitas avarias, o canadense foi obrigado a abandonar, trazendo o segundo safety car da prova. Após mais uma relargada, durante a volta 30, Leclerc pôs sua Ferrari a frente da RBR de Perez em uma apertada e sensacional ultrapassagem. Charles não tomou conhecimento de seu adversário e mergulhou com vontade por dentro do mexicano, de forma agressiva e inesperada, pra não ceder mais.


Charles Leclerc em Instagram. Reprodução/Instagram @charles_leclerc


Volta 36 e a segunda rodada de pit stops começa. Um erro da Red Bull faz com que Verstappen perca tempo e volte atrás de Leclerc, que fez sua parada na mesma volta. Daí em diante, os rivais de kart protagonizaram uma batalha eletrizante, que valia, virtualmente, a liderança da prova. Neste meio tempo, com as paradas dos líderes ocorrendo, Vettel, momentaneamente assume a liderança da corrida.

Verstappen e Leclerc protagonizaram uma batalha ferrenha até a volta 39, com o piloto da Red Bull fazendo o movimento definitivo pra cima do piloto ferrarista e encerrando a briga. Vettel ainda liderava.

Volta 41 e Hamilton faz o movimento da liderança pra cima de Vettel e assume a P1 por hora. Já na volta 49 o destaque foi a ultrapassagem de Alonso, que vinha se recuperando, para tomar o lugar de Magnussen, da Haas. A batalha valia a 6ª posição. Alonso que já vinha com danos oriundos do acidente com Stroll mais cedo, perdeu seu retrovisor direito durante a ultrapassagem.

A volta 50 nos deu uma pequena lembrança de 2021, com uma batalha entre Hamilton e Verstappen valendo a liderança. Ambos vinham com pneus da mesma idade, porém com Verstappen calçado com médios e Hamilton com duros.

Mesmo com o fim da prova próximo, ainda deu tempo de Vettel, que foi um dos destaques positivos da corrida, fez uma linda ultrapassagem em Alex Albon, que não conseguiu levar sua Williams aos pontos, após terminar em P12

Ao fim da prova, Verstappen foi novamente o vencedor, cravando sua 33ª vitória na carreira, superando dois gigantes do esporte: Fernando Alonso e Nigel Mansel, ambos com 32.


Confira a classificação da Formula 1. Reprodução/Instagram @f1


O pódio da tarde foi composto por Verstappen, Lewis Hamilton na segunda posição e Charles Leclerc em 3º. A vitória de Max também coroou o campeonato de construtores para a Red Bull. O primeiro do time desde 2013.

A próxima corrida da Formula 1 será o GP da Cidade do México, a partir de 28/10.

 

Foto de destaque: Reprodução/Instagram @f1

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile