O Grande Prêmio da Arábia Saudita foi cercado de polêmicas antes, durante e até mesmo após a prova. Os líderes com campeonato protagonizaram uma batalha feroz durante a prova, tanto na pista quanto nos rádios de comunicação. Após a prova Max Verstappen sofreu uma punição de 10 segundos, acrescidos no tempo total de prova do holandês
Na volta 37 da corrida, Max Verstappen liderava a prova, mas foi instruído a devolver a posição para Lewis Hamilton, por ter ultrapassado fora da pista. Ao comunicar a decisão da direção de prova para o piloto do carro 33, a equipe ordenou para devolver a posição de maneira “estratégica”.
A estratégia era: Deixar Hamilton ultrapassar antes da zona de detecção do DRS, e assim diminuir uma eventual perda de terreno para a Mercedes. Hamilton, não sabia que Verstappen deveria ceder a posição, e seguiu o carro à sua frente, mesmo ele reduzindo a velocidade, até que Verstappen, ao ver que não havia sido ultrapassado, freia repentinamente, causando uma colisão entre os líderes do campeonato.
Could Lap 37 in Jeddah be one of the defining moments of the season? ????#SaudiArabianGP ???????? #F1 pic.twitter.com/vfrLzUVJW9
— Formula 1 (@F1) December 5, 2021
Acidente entre Verstappen e Hamilton no GP da Arábia Saudia (Vídeo: Reprodução/Twitter.com/F1)
Em documento divulgando e explicando a punição, os comissários informam que: “O piloto do carro 44 poderia ter ultrapassado o carro 33 quando ele desacelerou inicialmente, nós entendemos por que ele (e o piloto do carro 33) não desejava ser o primeiro a cruzar a zona de detecção de DRS. Entretanto, a frenagem repentina do piloto do carro 33 foi determinada pelos comissários como errática, e portanto, a causa principal da colisão, sendo assim, a punição padrão de 10 segundos foi imposta.”
https://inmagazineig2.websiteseguro.com/post/Hamilton-quer-F1-de-volta-a-Africa-do-Sul
Apesar da punição, o resultado da prova se mantém inalterado, com a vitória sendo de Lewis Hamilton, seguido de Max Verstappen e com Valtteri Bottas fechando o pódio. Verstappen e Hamilton estão empatados na liderança do Mundial de pilotos, mas o holandês lidera pois tem nove vitórias, contra oito do britânico.
A decisão do campeonato acontecerá no Domingo, 12/12 no Grande Prêmio de Abu Dhabi, com transmissão da TV Bandeirantes a partir das 9:30 no horário de Brasília.
Imagem Destaque: Reprodução/F1.com