Verstappen vence na Bélgica e vê bicampeonato cada vez mais perto

Cecília de Andrade Por Cecília de Andrade
3 min de leitura

Depois da movimentada férias de verão, a Fórmula 1 retornou no último domingo (28) com o GP da Bélgica, com direito a dobradinha da Red Bull e vitória de Max Verstappen que largou em 13°, por causa de uma punição por modificações no motor. Agora, com 284 pontos, o holandês se distanciou ainda mais do segundo lugar na disputa pelo título. 

Carlos Sainz, que largou em primeiro, não conseguiu segurar os dois carros da Red Bull, que tiveram um desempenho espetacular. As estratégias da Ferrari também não ajudaram. A escuderia testou sete configurações diferentes com o espanhol, que resultaram no terceiro lugar, 27 segundos atrás de Verstappen e 9 de Sergio Perez. Charles Leclerc, que iniciou a corrida em 14° devido à troca de motor, foi chamado para os boxes na penúltima volta na tentativa de tirar a volta mais rápida de Max, mas nada saiu como o planejado. O monegasco teve que disputar a quinta posição com Fernando Alonso no retorno a pista e não conseguiu fazer a volta mais rápida. No final da corrida foi penalizado em 5 segundos por ultrapassar o limite de velocidade do pit-lane, e acabou perdendo o quinto lugar para Alonso, terminando em sexto lugar.

Max Verstappen tem agora 9 vitórias no campeonato, e uma diferença de 93 pontos para o vice-líder do campeonato, seu companheiro de escuderia, Sergio Perez. Leclerc, que ocupa o terceiro lugar, tem 98 pontos de desvantagem na briga pelo título.

Em entrevista depois da vitória, o holandês falou sobre o desempenho do carro: “O carro realmente estava nos trilhos. Esse fim de semana inteiro foi incrível.”


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”en” dir=”ltr”>MAX: “The car was really on rails. This whole weekend has been incredible” <a href=”https://twitter.com/hashtag/BelgianGP?src=hash&amp;ref_src=twsrc%5Etfw”>#BelgianGP</a> <a href=”https://twitter.com/hashtag/F1?src=hash&amp;ref_src=twsrc%5Etfw”>#F1</a> <a href=”https://t.co/U92KJwo7I2″>pic.twitter.com/U92KJwo7I2</a></p>&mdash; Formula 1 (@F1) <a href=”https://twitter.com/F1/status/1563899018576646144?ref_src=twsrc%5Etfw”>August 28, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

Max Verstappen dá entrevista após vitória (Reprodução/Twitter)


Para chegar até o primeiro lugar, Verstappen aproveitou o toque entre Hamilton e Alonso, que levou os dois carros para fora da pista. O piloto da Mercedes precisou abandonar a corrida. O espanhol extravasou no rádio, chamou o heptacampeão de idiota e afirmou que ele só sabe dirigir quando larga em primeiro. 

Além do toque entre Lewis Hamilton e Fernando Alonso, Latifi acertou Bottas ao rodar na pista depois de uma dividida com Ocon. O piloto do Alfa Romeo foi para no outro lado da pista, e a direção da prova ordenou que o Safety Car entrasse. 

A próxima etapa da Fórmula 1 será o GP da Holanda, no dia 4 de setembro.

 

Foto destaque: Verstappen vence na Bélgica. Reprodução/Instagram

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile