Neste domingo, dia 11 de setembro, o piloto Max Verstappen levou a melhor para Charles Leclerc na corrida em Monza, foi a primeira vez na história que o GP Itália vence a Fórmula 1. O Daniel Ricciardo saiu da corrida nos momentos finais da partida, e o safety deixou em dúvida uma grande possibilidade de uma nova disputa entre o RBR e a Ferrari. No final a corrida terminou na bandeira amarela.
No pódio em Monza, Charles Leclerc ficou em segundo lugar e George Russell em terceiro. Nessa partida configura a 11 vitória da temporada do Max Verstappen que pode deter o campeonato da F1 em Singapura. Se isso ocorrer, o holandes precisa alcançar o Leclerc cruzar a partir da nona posição.
Em um ato histórico o atual campeão em Monza Verstappen nunca havia entrado no pódio conquistando a melhor pontuação no P5. Além disso, o piloto está a dois pontos de chegar perto de igualar o recorde de mais vitórias numa única temporada, título esse que atualmente pertence a Michael Schumacher e Sebastian Vettel, com 13 pontos.
Na estreia de GPs na F1, Nyck de Vries ganhou destaque e conquistou dois pontos em única parada. Só pra lembrar que o piloto que é reserva foi chamado de último porque o cockpit da Williams após o Alex Albon apresentar problemas de saúde apendicite. Sergio Pérez teve dificuldade na RB18 e foi para última posição, com o cruzamento no sexto lugar o piloto mexicano garantiu o sexto lugar.
Verstappen fala sobre o desempenho na corrida:
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”en” dir=”ltr”>MAX: “We had a great race. We had really good race car and we were controlling the gap and then the Safety Car came out. Unfortunately we didn’t get a restart.<a href=”https://twitter.com/hashtag/ItalianGP?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw”>#ItalianGP</a> <a href=”https://twitter.com/hashtag/F1?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw”>#F1</a> <a href=”https://t.co/UkWr9BU5Mc”>pic.twitter.com/UkWr9BU5Mc</a></p>— Formula 1 (@F1) <a href=”https://twitter.com/F1/status/1568972323117481985?ref_src=twsrc%5Etfw”>September 11, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
No começo da largada, George Russell tentou ultrapassar Charles Leclerc por cima da zebra mas não conseguiu retornar para a ponta. No segundo giro, o atual campeão da F1 passou do piloto Daniel Ricciardo e chegou na terceira colocação, o piloto Nyck de Vries ficou em oitavo igual quando iniciou.
Durante a corrida Verstappen marcou a melhor volta, o piloto teve um intervalo de 0s7 para Russell com a asa larga ultrapassou o britânico e assumiu o P2.Com a fumaça, Sérgio Perez trocou os compostos por mais duros. O mexicano disse que tinha fogo disco dos freios e RBR pediu que regulasse os freios após isso ele seguiu na disputa. Já Vettel perdeu a potência do motor na volta 12, e abandonou seu AMR 22 na sua última corrida no Monza, a direção deu uma bandeira amarela e um safety car virtual (VSC).
A Ferrari aproveitou que o VSC parou também estacionou o Leclerc nos Boxes e trocou os macios do monegasco por compostos médios. Leclerc voltou para pista em terceiro e Ricciardo atrás, o Verstappen não passou pelos boxes era o líder provisório. Carlos Sainz foi se estabelecendo na corrida na largada do P18, o piloto da Ferrari era o quarto colocado com 14 voltas na Itália. Lewis Hamilton foi para a zona de pontuação atrás de Vries.
Verstappen e Russell estavam com os pneus macios mas era o Leclerc que tinha melhor pontuação no tempo médio. Os rivais monegascos tinham o mesmo pneu desde do começo da partida.Pérez se recuperou na última partida e caiu na última posição na nona posição na volta 23.
Mercedes fez uma parada lenta para Russell para os boxes substituindo os macios por duros em 3s6 ele retornou à pista em quarto lugar. A volta 26 a Verstappen parou para trocar os pneus stint para mais macios, o piloto da RBR colocou os pneus médios em 9s no segundo lugar da competição. Na outra rodada Lewis Hamilton conseguiu a ultrapassagem sobre Fernando Alonso na sexta posição.
Na passagem 31 Carlos Sainz passou pelo boxes e retornou no oitavo lugar com pneus macios, Na 32 Fernando Alonso deixou a corrida em uma partida de dez corridas consecutivas. em lance estratégico com a RBR a Ferrari chamou o piloto para trocar os pneus outra vez, Monegasco deixou de ficar na liderança para calçar pneus mais macios.
Nas voltas de 47 a 53 Daniel Ricciardo estacionou sua McLaren no setor 2 o que resultou na bandeira amarela e a entrada do safety car. Jogo no Monza. Foi uma batalha direta entre o RBR e o Ferrari, Verstappen foi o primeiro a parar a mudança de pneus, mas a demora para retirada do carro de Ricciardo fez com a corrida terminasse na advertência do safety car.
Classificação da Formula 1:
Divulgação /Fórmula 1
Foto Destaque: Divulgação /Fórmula 1