Na noite desta segunda-feira (13), o Golden State Warriors não tomou conhecimento do Boston Celtics e venceu o jogo 5 das finais da NBA por 104 a 94, abrindo 3 a 2 na série. O destaque da partida foi o ala Andrew Wiggins, com 26 pontos e 13 rebotes.
O Warrirors mostra, mais uma vez, que não depende apenas de Stephen Curry para vencer jogos. Mesmo o astro terminando a partida com apenas 16 pontos e sem nenhuma bola de três convertida, a equipe se saiu muito bem com Wiggins e Klay Thompson comandando o ataque.
Wiggins atacando o garrafão (Foto: Kyle Terada/USA TODAY Sports)
É a primeira vez desde 2018 que Curry fica sem anotar ao menos uma cesta de três. Foram 233 jogos com ao menos um acerto, o que inclui a temporada regular e os playoffs. Ainda sim, o Golden State venceu o Celtics com certa tranquilidade.
Não só Curry como ambas as equipes deixaram a desejar nas tentativas fora do garrafão, os mandantes acertaram 9 de 40 no total (22,5%) e o Celtics 11 de 32 (34,3%).
Outro fator importante para vitória dominante dos californianos foi o número absurdo de erros da equipe de Massachusetts: 18 turnovers contra apenas 6 do Golden State. Jayson Tatum e Jaylen Brown terminaram a partida com 9 erros somados. O armador celta, Marcus Smart, cometeu 4.
Os Celtics não perdiam dois jogos seguidos desde o dia 30 de março. Agora, com o este resultado, precisam vencer para forçar o jogo 7, em San Francisco. O próximo confronto será na quinta-feira (16), às 22h, em Boston. Em caso de derrota, os Warriors serão campeões pela quarta vez, com seis finais nos últimos oito anos.
DESTAQUES
Golden State Warriors
Andrew Wiggins – 26 pontos, 13 rebotes e 2 assistências
Klay Thompson – 21 pontos, 3 rebotes e 2 assistências
Stephen Curry – 16 pontos, 3 rebotes e 8 assistências
Gary Payton II – 15 pontos, 5 rebotes e 3 roubos de bola
Jordan Poole – 14 pontos
Andrew Wiggins contra Jayson Tatum (Foto: Reprodução/The Playoffs)
Boston Celtics
Jayson Tatum – 27 pontos, 10 rebotes e 4 assistências
Marcus Smart – 20 pontos, 3 rebotes e 2 assistências
Jaylen Brown – 18 pontos, 9 rebotes e 4 assistências
Robert Williams – 10 pontos, 8 rebotes e 2 assistências
Al Horford – 9 pontos, 9 rebotes e 1 assistência
Foto Destaque: Kyle Terada/USA TODAY Sports