INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Esportes

Zagallo é visto como soldado do Maracanazo

Zagallo é visto como soldado do Maracanazo

De combatente no Maracanazo a conquistador do tetra com a amarelinha, Zagallo e seu ardor pela seleção brasileira. O ex-soldado registrou 36 jogos como atleta, 131 como técnico da equipe nacional e 96 como coordenador, o Velho Lobo detém o recorde como o treinador que mais liderou a Seleção e o único tetracampeão mundial da história.

Trajetória de Zagallo

Zagallo nos deixou nesta sexta-feira, 05/01, aos 92 anos. O antigo jogador, treinador e ícone brasileiro, entre suas contribuições, a paixão incansável pela Seleção Brasileira, pela qual se dedicou em 263 confrontos. Único tetracampeão mundial da história, Zagallo personificou o êxito com a “amarelinha”.

Foram 17 troféus conquistados em suas diversas funções de jogador, técnico e coordenador técnico. Ao todo, o Velho Lobo representou a amarelinha em 263 partidas, estabelecendo um vínculo que transcenderá pela eternidade.


Zagallo é visto como soldado do Maracanazo

Zagallo com a camiseta do Brasil autografada (Foto: reprodução/revistaforum)


No ano passado, em celebração aos 90 anos de Zagallo, o Esporte Espetacular apresentou uma matéria especial, revisitando toda essa trajetória com a Seleção. “A Seleção foi tudo na minha vida, é o ápice que se pode atingir, participar das conquistas brasileiras foi a realização de um sonho”, disse Zagallo na entrevista.

Como atleta, foram 36 confrontos vestindo a camisa canarinho, acumulando 29 vitórias, quatro empates e três derrotas. Como técnico, dirigiu a equipe em 131 jogos, somando 97 vitórias, 25 empates e apenas nove derrotas. Além disso, Zagallo atuou como coordenador da Seleção Brasileira em 96 ocasiões entre 1991 e 1994, 2003 e 2006, com 53 vitórias, 32 empates e 11 derrotas. 

Soldado do Exército no Maracanã

E pensar que o início dessa paixão foi marcado por uma grande desilusão. Em 16 de julho, na final da Copa do Mundo de 1950, no Maracanã, o Brasil foi derrotado pelo Uruguai por 2 a 1, resultando no quarto título mundial para os uruguaios e ficando conhecido como o Maracanazo. Nas arquibancadas, Zagallo servia como soldado da Polícia do Exército, desempenhando funções de policiamento no Estádio Jornalista Mário Filho.

Em uma entrevista ao Bom Dia Brasil em 2010, Zagallo disse que, não é portador de má sorte, que jamais poderia imaginar que oito anos após assistir o Brasil no Maracanã em 1950, ele seria campeão do mundo pelo Brasil pela primeira vez.

 

Foto destaque: Zagallo com a taça da Copa do Mundo (Reprodução/diariodocentrodomundo)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...