CBF e Fifa pagarão o salário de Pedro após lesão

Enquanto o camisa 9 do Flamengo estiver machucado, entidades pagarão indenização

Joao Pedro Santos Por Joao Pedro Santos
3 min de leitura
Foto destaque: Pedro ficará indisponível após passar por cirurgia no joelho. (reprodução/Marcelo Cortes/CRF)

O atacante Pedro, jogador do Flamengo, que se lesionou durante a Data Fifa de setembro, terá seu salário coberto pela CBF e pela Fifa durante o período de recuperação. As duas entidades assumirão os custos enquanto o jogador se recupera da ruptura no ligamento cruzado do joelho esquerdo.

Programa de proteção

A Fifa conta com o Programa de Proteção ao Clube, criado em 2012, que oferece uma compensação financeira às equipes quando seus atletas sofrem lesões enquanto estão a serviço de suas seleções nacionais. No caso de Pedro, como a lesão ocorreu durante um treinamento com a Seleção Brasileira, o Flamengo terá direito a receber uma indenização. A partir do 29º dia de afastamento do jogador, o clube será compensado com um valor de 20,5 mil euros por dia (cerca de R$ 123,8 mil, na cotação atual). No entanto, essa cobertura é limitada a um valor máximo de 7,5 milhões de euros (aproximadamente R$ 45 milhões).


Pedro em publicação (Vídeo: reprodução/Instagram/@pedroguilherme)


Acordo com a CBF

No Brasil, o salário de um jogador de futebol é dividido entre a remuneração registrada na Carteira de Trabalho e os direitos de imagem, com cerca de 60% sendo referente à CLT. A Fifa cobre apenas a parte correspondente à CLT, enquanto os 40% restantes, relativos aos direitos de imagem, ficarão sob a responsabilidade da CBF. Esse acordo foi estabelecido em conjunto com a diretoria do Flamengo.

O pagamento da compensação financeira será interrompido assim que Pedro estiver liberado para retomar os treinos no Ninho do Urubu, o centro de treinamento do Flamengo. A expectativa é que o atacante esteja fora dos gramados por um longo período, com seu retorno projetado apenas para a segunda metade de 2025.

A lesão de Pedro ocorreu no dia 4 de setembro, durante um treino com a Seleção Brasileira, após ser convocado pelo técnico Dorival Júnior. Após a confirmação da gravidade da lesão, o jogador foi cortado da lista de convocados. Cerca de uma semana depois, Pedro passou por uma cirurgia bem-sucedida, iniciando o processo de recuperação, que será acompanhado de perto pelo departamento médico do Flamengo.

Sair da versão mobile