Um dia após o técnico Tite, do Flamengo, criticar o calendário dos jogos brasileiros, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) rebateu as falas do treinador, em nota na última sexta-feira (21), a entidade esportiva apontou que Tite teve “manifestação despropositada, agressiva e ofensiva“, contra a própria CBF e ao diretor Julio Avellar.
Tite criticou o tempo de repouso dos jogadores do Flamengo, preparação que antecede a partida contra o Fluminense, o jogo será realizado no próximo domingo (23) no Maracanã. Na queixa, o técnico chegou citar o diretor Julio Avellar o responsabilizando pela situação. O Fluminense terá um dia a mais de repouso, pois seu último jogo ocorreu quarta-feira, na casa do Cruzeiro.
A CBF alegou que o calendário do Campeonato Brasileiro é bastante apertado, devido ao grande número de competições, e se tornou mais complicado após a pausa dos times do Sul, por conta da tragédia climática que atingiu o RS em maio.
A entidade ressaltou, ainda, que o Regulamento Geral das Competições da CBF de 2024, prevê intervalo mínimo de 66 h entre o término de uma partida e início do próximo jogo.
Tite x CBF
Após a vitória do Flamengo de 2×1 contra o Bahia, na Arena Fonte Nova, Tite teceu críticas ao diretor da CBF Julio Avellar, recomendando que Avellar “cuide direitinho” de seu trabalho, e do tempo de descanso das equipes, além disso, alertou que “atletas vão estourar porque vão jogar em menos de 72h”.
A CBF se defendeu dizendo que é necessário jogar quinta e domingo, bem como quarta e sábado, que tal cenário não é novidade no futebol brasileiro, e que o Flamengo não sentirá desgaste, visto que a partida ocorrerá no Maracanã, sem a necessidade de se deslocar em viagem, por exemplo.
Nota de esclarecimento da CBF sobre as declarações de Tite (Reprodução/Instagram/@cbf_futebol)
CBF afirma que fala de Tite é contraditória
O posicionamento da CBF contra as críticas de Tite, foi além do tempo de repouso dos jogadores, em nota a entidade afirmou que as falas do técnico foram contraditórias, relembrando a declaração feita por ele em fevereiro, quando ainda era técnico da seleção brasileira.
Na época Tite foi questionado sobre a convocação do Flamengo para a Copa América, disse que o fato da convocação dos jogadores é, na verdade, “reconhecimento profissional”, além de declarar que o Flamengo possui várias “peças de reposição” se referindo ao elenco e estruturado do clube,
“Me permitam a inconfidência. Quando o Juan falou que estava saindo, ele falou: “Vou estar com alguns de vocês”. Eu falei: “Leva todo mundo”. E falei de coração, isso é reconhecimento profissional. E o Flamengo nos dá condições de ter peças de reposição, é garoto que está surgindo, contratações. É a lei do jogo” – disse Tite em entrevista coletiva.
Sobre o descanso dos atletas, a CBF alegou que sua diretoria de competições e o diretor Júlio Avellar, são extremamente rigorosos com as tabelas e calendários na programação das partidas, e buscam resguardar os atletas para garantir isonomia e equilíbrio esportivo.