Com os brasileiros Endrick e Savinho indicados, finalistas do prêmio Golden Boy são anunciados

Brasileiros estão entre os 25 finalistas, e o favorito entre os indicados é Lamine Yamal, do Barcelona

Ana Gomez Por Ana Gomez
2 min de leitura
Foto destaque: Endrick é indicado ao Goldey Boy (reprodução/Instagram/@endrick)

Nesta quinta-feira (17), o jornal italiano “Tuttosport” anunciou os 25 finalistas do tradicional prêmio Golden Boy. E os brasileiros Endrick, do Real Madrid, e Savinho, do Manchester City, estão na lista. O prêmio é oferecido ao melhor jogador sub-21 da Europa no ano. Os favoritos para conquistarem esse troféu são: Lamine Yamal, do Barcelona; Alejandro Garnacho, do Manchester United; e Rico Lewis, do Manchester City.

Em junho, o jornal italiano divulgou uma lista com 100 indicados. O vencedor será anunciado no dia 4 de dezembro. O Goldey Boy é entregue desde 2003, e dois brasileiros já levaram o prêmio para casa: o meia Anderson em 2008, e o atacante Alexandre Pato, em 2009. Jude Bellingham é o atual campeão do prêmio.

Nas últimas edições da premiação, o jornal ‘Tuttosport’ fez uma parceria com a consultoria Football Cenchmark, que elaborou um ranking de desempenho para os candidatos ao prêmio. O vencedor é definido na pontuação e na avaliação de jornalistas.


Lista dos finalistas do Goldey Boy
Lista dos finalistas do Golden Boy (foto: reprodução/X/@brfootball)

Endrick indicado ao prêmio

Com menos de três meses atuando no Real Madrid, Endrick já marcou dois gols, disputou nove jogos, e foi titular somente uma vez. Com a camisa da seleção brasileira, o jogador tem três gols. No total, o jovem tem nove gols e duas assistências, em 31 jogos disputados em 2024, este número incluindo os feitos pelo Palmeiras.

Savinho indicado


Savinho é indicado ao Golden Boy
Savinho é indicado ao Golden Boy (foto: reprodução/Instagram/@savinho)

Atualmente, Savinho está no Manchester City, porém, fez uma excelente temporada com o Girona. O jogador marcou 11 gols e dez assistências em 41 jogos e foi peça chave na campanha histórica do time no Campeonato Espanhol, terminando no terceiro lugar.

Já na Inglaterra, Savinho tem duas assistências em nove jogos. Na última data Fifa ainda foi titular nos dois jogos da seleção brasileira e deu passe para o primeiro gol na vitória sobre o Chile.

Por Ana Gomez
Escrevo para a editoria de esportes e reviso os textos
Sair da versão mobile