Neste domingo (15), acontece o Grande Prêmio do Canadá de Fórmula 1, sendo a décima corrida da temporada de 2025 desta categoria. Ao longo dos anos, o traçado da pista sofreu cinco alterações, sendo a última realizada em 2002. Michael Schumacher e Lewis Hamilton estão empatados como os maiores vencedores da história do GP, com sete vitórias.
Circuito Gilles Villeneuve
A pista conta com 4,361km e está localizada na ilha de Notre Dame, sendo fundada em 1978, e no mesmo ano recebeu a sua primeira corrida, que foi vencida pelo canadense Gilles Villenueve, da Ferrari.

Com 14 curvas e três setores, o circuito conta com curvas de alta velocidade que passam rente aos muros que protegem o Parque Jean-Drapeau. Além disso, conta com uma longa reta no terceiro setor, onde chegam as últimas curvas.
Setores do circuito
O primeiro setor começa na reta dos boxes, onde fica localizada a principal arquibancada do circuito. Na primeira curva, tem uma forte freada à direita e logo depois outra frenagem, para contornar outra curva, só que desta vez à esquerda, em 180°, para seguir em uma mini reta, que leva às curvas rápidas 3 e 4, onde os carros da Fórmula 1 passam rente ao muro a mais de 200 km/h. Logo depois ainda tem “flat”, que fazem a quinta curva para fechar o setor.
O setor começa antes das curvas 6 e 7, que são contornadas em média velocidade, e que levam à segunda reta da pista, onde os carros da categoria chegam a 320 km/h, com o DRS sendo ativado. Logo depois, vem as curvas 8 e 9, em alta velocidade, onde passam perto do muro. Ao fim da parcial, os pilotos vão para um pequeno trecho de aceleração.
O último setor do circuito canadense começa com uma forte frenagem na curva 10, onde levam para a principal e mais longa da pista, onde os carros chegam na velocidade máxima. No final da reta, tem as duas últimas curvas da pista (13 e 14), que é o principal ponto de ultrapassagem nas corridas, depois tem um grande trecho de DRS aberto. Na segunda parte da chicane, é onde fica localizado o “Muro dos Campeões”, onde grandes campeões como Damon Hill, Jacques Villeneuve, Michael Schumacher, Jason Button e Sebastian Vettel já bateram. E no final do muro, os carros voltam à reta principal para fecharem a volta.