Por causa do estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul após as enchentes, a Conmebol (Confederação Sul-Americana do Futebol) adiou mais um jogo do Grêmio e do Inter, na Copa Libertadores e Copa Sul-Americana, respectivamente. O anúncio foi feito nesta terça-feira e as partidas que aconteceriam durante o mês de maio em Porto Alegre foram adiadas, sem previsão de novas datas.
Nota conjunta enviada à CBF
Nesta semana, os principais estádios de futebol do Rio Grande do Sul foram dominados pelas águas lamacentas da enchente, assim como as casas de uma infinidade de moradores. Os clubes Grêmio, Internacional e Juventude enviaram um pedido à CBF através da Federação Gaúcha de Futebol, solicitando o adiamento dos próximos jogos por pelo menos 20 dias devido à tragédia climática que abalou o estado sulista. Após a nota conjunta, a CBF anunciou a suspensão de todos os times gaúchos de competições nacionais.
A paralisação geral das competições é uma ideia que foi descartada, assim como qualquer plano de retirar os jogadores dos times para que pudessem realizar as partidas fora do Estado. Conforme relatado pela Defesa Civil do RS, o número de mortes por causa das enchentes vêm crescendo exponencialmente; são mais de 130 desaparecidas e mais de um milhão de desabrigados.
![](https://inmagazineig2.websiteseguro.com/wp-content/uploads/2024/05/Snapinsta.app_442447535_1434569964087104_7767913462929331220_n_1080-240x300.jpg)
Sem previsão de novas datas
Anteriormente, a Conmebol já havia optado por cancelar as partidas dos times Huachipato x Grêmio e Real Tomayapo x Inter, que seriam realizados ainda nesta semana. O plano da Confederação é que as partidas sejam disputadas somente em junho, entre 1 e 12 de junho, ou durante a Copa América, que acontece entre 20 de junho à 14 de agosto.
Porém, a decisão depende de muitos fatores e ainda não está tomada. A Confederação Sul-Americana só entrará em um consenso, junto com a CBF e os times, para a definição das datas após a situação melhorar.