Copa América começa nesta quinta-feira e conta com diversos favoritos

Levy Eduardo Por Levy Eduardo
3 min de leitura
Foto destaque: Seleção brasileira reunida (Reprodução: Viotr Silva /CBF)

Esta quinta-feira (20) marca o início de mais uma edição do maior torneio de seleções da América, a famigerada Copa América. Palco de grandes histórias, vitórias, surpresas e recuperações, o torneio chega a sua quadragésima sétima edição e promete ainda mais histórias. O pontapé inicial da competição será dada pela atual campeã, Argentina, em partida contra o Canadá as 21 horas (horário de Brasília).

A edição de 2024 será sediada nos Estados Unidos, país que também receberá a Copa do Mundo de 2026. Dentre as seleções favoritas para o título continental temos a atual campeã do Mundo, a Argentina, Uruguai e Colômbia em grande fase e o Brasil com elenco recheado de estrelas e revigorado no comando de Dorival Júnior.

A Argentina vem em busca do bicampeonato da competição após vencer a edição de 2021 contra o Brasil. Já a Seleção Brasileira busca disputar a terceira final consecutiva e desta vez trazer o título.

Atualmente Brasil, Argentina e Uruguai são os maiores vencedores da competição. Argentina e Uruguai conquistaram 15 títulos cada, enquanto o Brasil conquistou 9.


Melhores momentos de Brasil 0 x 1 Argentina | Copa América 2021
Melhores momentos da final da última Copa América (Vídeo: Reprodução/Youtube/@SBTsports)

Caminho do Brasil

A seleção brasileira tem uma trajetória complicada para alcançar a final da competição, logo na fase de grupos a seleção canarinha já enfrenta uma das favoritas ao título, a Colômbia. Além disso, ainda disputa vaga para próxima fase com Costa Rica e Paraguai.

O time vinha em má fase com o técnico Fernando Diniz, e após a troca de comando, Dorival Júnior assumiu a equipe e conta com o retrospecto de duas vitórias a frente de Inglaterra e México, assim como dois empates com Espanha e Estados Unidos.

O elenco brasileiro, recheado de jovens promessas, vem empolgado pela conquista da competição, a equipe quer se provar e manter uma boa fase até a disputa da Copa do Mundo de 2026. Sobre a estreia em competições, Endrick disse:

“A Copa América será o meu primeiro campeonato oficial pela seleção Brasileira. Sabemos que vão ser muitas seleções de alto escalão e será muito difícil, mas não vai faltar garra e dedicação para poder conquistar esse título”.

Endrick, atacante da Seleção

Seleção Brasileira em treino para a Copa América (Reprodução/Instagram/@cbf_futebol)


Seleções da CONCACAF

Essa edição contará com alguns países pertencentes a CONCACAF, organizadora das seleções da América do Norte e Central. Com isso, além dos times sul americanos, temos a adição de Estados Unidos, Costa Rica, Canadá, México e Jamaica na disputa pelo torneio.

Seguir
Redator no site In Magazine; Estudante de jornalismo na UFOP; engajado no mundo da música, cinema e entretenimento.
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile