O Corinthians já tinha planos de acionar a cláusula de contrato para tornar Hugo Souza, atualmente emprestado pelo Flamengo, efetivo no elenco faz um tempo. O plano era de efetivar a contratação logo no começo de outubro, mas o presidente Augusto Melo se precipitou nas datas e, agora, o clube terá que desembolsar 500 mil já previstos em contrato para que o goleiro atue na primeira e segunda fase da semifinal da Copa Brasil contra o rubro-negro.
Confusão de datas
Hugo Souza foi uma negociação necessária para levantar o Timão em um momento de baixas no elenco, tanto por seu potencial no gol quanto pelo apelo midiático. Entretanto, o goleiro ainda pertence ao Flamengo, já que o contrato de empréstimo só vai até o final do ano. Para se antecipar, a diretoria já tinha planos de adquirir mais de 50% dos direitos econômicos sobre Hugo.
Hugo Souza durante partida do Corinthians contra o Fortaleza na Copa Sudamericana (Foto: Reprodução/Thiago Gadelha/AFP/Getty Images Embed)
Porém, Melo se confundiu com datas, já que o goleiro só poderia ser contratado de fato após o dia 10. O presidente acabou fazendo o anúncio nesta terça-feira (1), quebrando uma das cláusulas previstas em contrato pela pressa em se desvencilhar de uma possível indenização. Agora, o clube alvi-negro se complicou, pois além do valor cheio da contratação – valor que gira em torno de R$ 4,85 milhões, ainda terá que arcar com a multa de meio milhão para que o goleiro vista a camisa do time contra o Flamengo no Maracanã.
Multas, soluções e atuação de Hugo Souza
Não é a primeira vez que o Timão terá que pagar um valor de multa por Hugo Souza: pouco tempo atrás, o mesmo valor foi solicitado para que o goleiro participasse do Brasileirão enfrentando o seu time de origem. A única solução para fugir de mais uma multa seria efetivar a contração no dia 10 previsto em contrato, mas com essa decisão, o desfalque seria grande em um momento tão decisivo para o clube.
Elenco atual do Corinthians comemorando com Hugo Souza após vitória na Copa Sudamericana contra o Bragantino (Foto: Reprodução/Nelson Almeida/AFP/Getty Images Embed)
Se essa opção fosse levada em conta pela diretoria, Hugo só seria escalado para jogos no final do mês de outubro. Pelo destaque que o goleiro vem recebendo desde que substituiu Cássio, isso já poderia ser descartado. Até o momento, foram apenas 20 partidas para que Hugo se consolidasse como líder da equipe reformulada pelo atual técnico do Corinthians.
A partida do Corinthians contra o Flamengo, válida pela primeira fase da semifinal da Copa Brasil, acontece nesta quarta-feira (2) no Estádio do Maracanã. O jogo será transmitido pela SporTV e a TV Globo.