Nesta temporada, a base do Flamengo vem tendo pouco espaço na equipe principal. O treinador Filipe Luís demonstrou preferência a jogadores mais experientes e, com isso, alguns jovens vem recebendo menos chances no elenco principal. Porém, na próxima quinta-feira (22), o confronto contra o Botafogo-PB pode significar a virada de chave para alguns jogadores.
Base do Flamengo
Além de Wesley, que virou titular absoluto da lateral-direita desde o ano passado, a base do Flamengo vem somando poucos minutos em campo na temporada. Os jogadores que mais vem sendo integrados no profissional são: o goleiro Matheus Cunha, os zagueiros Cleiton e João Victor, o volante Evertton Araújo, os meias Lorran e Matheus Gonçalves e o ataque Wallace Yan.
Depois do volante, Matheus Gonçalvez aparece como o segundo entre os atletas listados em tempo de jogo com o treinador, excluindo os jogos do Campeonato Carioca em que o time utilizou o time alternativo. O camisa 20 foi integrado no elenco principal no início da temporada, porém perdeu espaço depois do final do estadual e esteve em campo por somente 205 minutos, se tornando o 23o do elenco.
Já os jogadores Lorran e Wallace Yan são destaques do elenco alternativo, e houve uma expectativa de que a dupla ganhasse espaço no time principal. Porém, o meia retornou ao sub-20 e sequer entrou em campo com o principal este ano, e voltou a ser relacionado somente no último jogo contra o Botafogo. Já o atacante teve mais chances e soma 115 minutos com o elenco profissional, porém, precisou atuar na base durante este período.

Os zagueiros Cleiton e João Victor parecem ser esquecidos no elenco, uma vez que possuem poucas oportunidades mesmo com somente três zagueiros a disposição, que são Danilo, Léo Ortiz e Léo Pereira. Cleiton atuou somente no Campeonato Carioca, e João Victor ainda alterna entre o time profissional e base, e é visto como promessa, porém soma somente 54 minutos entre Libertadores e Brasileirão.
Oportunidade na Copa do Brasil
Na próxima quinta-feira (22), o Flamengo recebe o Botafogo-PB pelo jogo da volta da terceira fase da Copa do Brasil, e os jovens da base podem receber a chance que esperam. Na ida, o time carioca venceu por 1 a 0 com gol de Joshua, de somente 17 anos, na estreia do meio-atacante no time profissional.
Com os principais jogadores desgastados e lesões como a de Nico de la Cruz, que sofreu uma entorse no joelho diante do Botafogo, os jogadores da base do Flamengo podem ganhar espaço novamente no elenco principal.