De acordo com o jornal francês “L’Équipe”, Didier Deschamps deve deixar a seleção da França depois da Copa do Mundo de 2026. Ainda segundo o jornal, o treinador não pretende renovar o seu contrato e irá deixar o posto depois de 14 anos. A reportagem revela que o anúncio oficial será feito na quarta-feira (8).
Treinador com a seleção
Didier Deschamps, de 56 anos, assumiu o comando da seleção francesa em 2012, quando entrou no lugar de Laurent Blanc. Dirigiu a França na Copa do Mundo de 2014, que aconteceu no Brasil, quando caiu nas quartas de final. E ainda conduziu a seleção ao título mundial na Copa do Mundo de 2018, que ocorreu na Rússia, e foi vice-campeão na Copa do Catar em 2022.
Ainda comandando a França, ele ganhou a Liga das Nações da Uefa, em 2020/21. Na Eurocopa, o seu melhor resultado foi o vice-campeonato em 2016, quando a seleção era a anfitriã do torneio, porém, acabou sendo derrotada por Portugal na decisão.
A seleção francesa ainda precisa se classificar para a próxima Copa do Mundo, e seria a quarta de Deschamps como treinador. As Eliminatórias vão começar em março de 2025 e vão até março de 2026. A França ainda joga contra a Croácia pelas quartas de final da Liga das Nações para conhecer seu grupo nas Eliminatórias, se ganhar vai para o grupo D, e se perder vai para o grupo L.
O treinador da França é de longe o mais bem-sucedido de todos os tempos, com uma porcentagem de vitórias de 64,2% e chegou pelo menos nas semifinais nos últimos quatro grandes competições que disputou.
Didier como jogador
O treinador já foi campeão do mundo como jogador, onde foi o capitão da França na conquista da Copa de 1998, vencendo o Brasil na final. Somente Mario Zagallo, Franz Beckenbauer e Deschamps conseguiram vencer a Copa do Mundo como jogador e como técnico. Os dois últimos foram os capitães de suas seleções.