Ferrari admite superioridade da McLaren, mas segue confiante

Chefe da Scuderia garante que não vão desistir da disputa e relembra reviravoltas da temporada passada

Jade Lopes
5 min de leitura
Ferrari admite superioridade da Mclaren
Foto destaque: Frédéric Vasseu mantém confiança mesmo com McLaren a frente (reprodução/Ferrari)

A McLaren voltou com força total na Fórmula 1 ainda na temporada passada, desde o GP de Miami o time garantiu bons resultados e brigou até a última corrida pelo Mundial de Construtores com a Ferrari, porém as duas equipes já começaram 2025 com níveis extremamente diferentes.

Nessa nova temporada, o time britânico mostrou sua força e venceu o GP da Austrália com Lando Norris e viu Oscar Piastri dominar com tranquilidade o GP da China, realizado neste domingo e garantir a 50ª  dobradinha da história da equipe em Xangai.


Lando Norris e Oscar Piastri com troféus de campeões do GP
McLaren celebra dobradinha de Lando Norris e Oscar Piastri em GP da China (Foto: reprodução/Instagram/@mclaren)

Enquanto o time britânico está se apresentando com força nas duas primeiras corridas do ano, os italianos enfrentam problemas com o novo carro e seus dois pilotos foram desclassificados do GP da China.

A FIA identificou que o carro de Leclerc estava abaixo do peso mínimo exigido; assim, a infração foi levada aos comissários, que optaram por excluí-lo da prova. Já a punição de Hamilton teve um motivo diferente: a prancha localizada na parte de baixo do carro estava com espessura menor que o tamanho mínimo exigido pelo regulamento.


Pronunciamento da Ferrari sobre a desclassificação de ambos pilotos no GP da China (Foto: reprodução/Instagram/@scuderiaferrari)

Vasseur admite que McLaren está na frente

Mesmo com todos os acontecimentos, desde problemas de estratégia até as punições, o chefe da Ferrari, Fréderic Vasseur, não está pessimista e garante que muita coisa ainda vai acontecer no campeonato.

O francês admite que a equipe papaia descartou a chance de desistir da disputa e fez questão de recordar que na temporada passada, a Red Bull estava com um ritmo muito superior que os demais times do grid e mesmo assim foi ultrapassada no fim do campeonato.

“Se voltássemos à coletiva de imprensa da segunda corrida do ano passado, você provavelmente me perguntaria: ‘Você acha que eles (Red Bull) serão campeões?” disse Vasseur, que finalizou afirmando que a McLaren está um passo à frente, mas não é o fim da temporada.

O “rookie” do dia

Apesar de todas as agitações do último GP, não foi nenhum piloto da Ferrari ou McLaren escolhido como “Piloto do dia”, mas foi Kimi Antonelli que garantiu o resultado, que nem ele mesmo acreditou, da votação.

O piloto italiano, que terminou a corrida em oitavo lugar, sendo promovido para sexto após as desclassificações dos dois carros da Ferrari e de Pierre Gasly da Alpine, recebeu 20,7% dos votos dos fãs


Kimi Antonelli é o novato mais procurado da temporada de 2025 (Foto: reprodução/Instagram/@kimi.antonelli)

E, mesmo com a estranheza do piloto, o resultado não foi nenhuma surpresa, pois conforme o Google Trends, após analisar as buscas mundiais dos fãs da F1, entre os novatos Gabriel Bortoleto, Jack Doohan, Ollie Bearman, Isack Hadjar e Kimi Antonelli, é o italiano que lidera os demais as pesquisas na plataforma.

O pico de buscas de Andrea Kimi Antonelli foi com o GP da Austrália, que abriu o campeonato, onde o jovem piloto largou da 16ª colocação, mas fez uma corrida consistente, chegou em quarto lugar e estreou na F1 somando 12 pontos e sendo o único dos novatos a concluir a prova.

Próxima fase do calendário

Depois do GP da China, os pilotos da Fórmula 1 vão ter uma semana livre para descansar, mas voltarão a competir no GP do Japão, programado para acontecer entre os dias 3 e 6 de abril. A corrida vai ser realizada no tradicional circuito de Suzuka e será a terceira da temporada.

Na quinta-feira, 3 de abril, acontece o primeiro treino livre às 23h30 no horário de Brasília, os outros dois treinos livres ocorrem às 03h e 23h30 da sexta-feira (4). Já as classificações acontecem no sábado às 03h da manhã e a corrida apenas no domingo (6) as 02h.

Sair da versão mobile