Com o primeiro jogo da final marcado para hoje (31), às 18h, Neymar é presença confirmada na Vila Belmiro.
O atacante, que se recupera de uma cirurgia no joelho, foi convidado pela diretoria do Santos para participar deste momento e entrar em campo com a taça do campeonato.
O Santos, que foi campeão por 3 anos seguidos e contou com Neymar nesse período, volta a disputar uma final de Paulistão depois de 8 anos. Na última final disputada pelo Peixe em 2016, o time foi campeão em cima do Audax, com um empate em 1×1 no primeiro jogo e uma vitória de 1×0 no segundo.
Neymar esteve na Vila Belmiro em outras oportunidades esse ano, inclusive quando o time ganhou por 1×0 do rival Corinthians.
Essa reaproximação do Santos com o jogador e a sua família faz parte do sonho da diretoria de poder contar com o craque em uma segunda passagem pela Vila Belmiro e, se possível, em um futuro não tão distante.
Campanha do Santos em 2024
Após a queda para a série B no ano passado, o Santos teve a melhor trajetória na fase de grupos e deixou os torcedores animados com o ano do Peixe.
O time finalizou a fase de grupos em primeiro lugar do grupo A, com 25 pontos. A melhor pontuação alcançada, até então, havia sido em 2019 sob o comando de Jorge Sampaoli, quando finalizaram a fase de grupos com 23 pontos.
Nas quartas de final, o Santos enfrentou a Portuguesa e o time avançou para a semifinal após empatar em 0x0 no tempo regular e ganhar nos pênaltis por 4×2.
Já na semifinal, o time enfrentou o Bragantino na Neo Química Arena e ganhou, sem dificuldades, de 3×1.
Histórico de confrontos de Santos x Palmeiras
O clássico entre os rivais já aconteceu 310 vezes e o Palmeiras levou a melhor: 135 vitórias do alviverde, 96 do Santos e 79 empates.
No último confronto, em jogo disputado pelo mesmo campeonato, o Palmeiras levou a melhor e venceu o time alvinegro por 2×1.
O Palmeiras busca o tricampeonato consecutivo, feito que não acontece há 90 anos, enquanto o Santos busca a taça depois de 8 anos longe da final do estadual.
Prováveis escalações
- Santos: João Paulo; Rayner, Gil, Joaquim e Felipe Jonatan; João Schmidt, Diego Pituca, e Giuliano; Pedrinho, Guilherme e Julio Furch.
- Técnico: Fábio Carille.
- Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Murilo e Piquerez; Raphael Veiga, Aníbal Moreno, Zé Rafael e Richard Rios; Endrick (Rony) e Flaco López.
- Técnico: Abel Ferreira.
Onde assistir
O jogo acontecerá na Vila Belmiro, hoje (31) às 18h e você poderá acompanhar pela Record, Cazé TV, TNT/Max ou pelo Paulistão Play.
Matéria por Fernanda Espada (Lorena – R7)