O Flamengo encara a LDU na noite desta quinta-feira (15) durante uma fase complicada que preocupa sua torcida. Seu retrospecto na Libertadores envolve uma campanha bem abaixo das expectativas. Com um elenco recheado de estrelas e considerado favorito ao título, o time comandado por Filipe Luís não consegue se firmar na competição.
Esta é a segundo confronto dos cariocas contra a equipe de Quito. Na noite do dia 22/04, o time carioca ficou apenas no empate sem gols no Estádio Casa Blanca, pela terceira rodada da fase de grupos da CONMEBOL Libertadores. O resultado manteve o Flamengo na terceira colocação do Grupo C, com quatro pontos, enquanto a equipe equatoriana assumiu a liderança, com cinco pontos.
Segundo round contra os equatorianos
No primeiro turno, o clube não poupou esforços para segurar o resultado na casa do seu adverário. O técnico Filipe Luís adotou uma estratégia de adaptação para amenizar os efeitos da altitude de 2.850 metros de Quito, chegando dois dias antes do jogo. Apesar disso, a equipe demonstrou cansaço durante a partida, com alguns jogadores, como Bruno Henrique, precisando de oxigênio a beira do campo.
Gerson e Varella extremamente cansados após o fim de Jogo em Quito (Foto: Reprodução/ Franklin Jacome/Getty Images embed)
Além da dificuldade física, o time sofreu com desfalques importantes. Allan, De la Cruz e Alex Sandro foram poupados por recomendação médica, justamente para evitar riscos em função da altitude. Mesmo com mais posse de bola, o Flamengo criou poucas chances de gol e pouco ameaçou o goleiro adversário, enquanto a LDU, que se preparou exclusivamente para esse duelo, teve um gol anulado no segundo tempo por impedimento
No geral, o rubro-negro no primeiro duelo jogou de forma segura, apostando nos contra-ataques e em resistir a pressão da torcida local. Agora tentará levar a melhor jogando em casa, diante de sua galera, no contexto de passar por esse confronto de “6 pontos” importantíssimo para se manter vivo na competição mais importante da América do Sul.
Flamengo precisa reagir na reta final da competição
Com apenas 5 pontos e em terceiro no Grupo C, o Flamengo agora precisa buscar pontos nas duas últimas rodadas para não correr o risco de ser eliminado ainda na fase de grupos. Após o duelo de hoje, o próximo desafio será contra o Central Córdoba, na Argentina, no dia 7 de maio, um jogo considerado decisivo para as pretensões do time.
Post anunciando o duelo de hoje a noite (Foto: Reprodução/Instagram/@flamengo)
A torcida já começa a demonstrar preocupação nas redes sociais, cobrando uma resposta rápida da equipe, que ainda não conseguiu convencer nesta edição da Libertadores. Se não melhorar seu desempenho nas próximas rodadas, o Flamengo pode repetir o vexame de 2017, quando foi eliminado precocemente.