O Fluminense entrou em campo pelas quartas de final do Super Mundial de Clubes da FIFA nesta sexta-feira (08), encarando um Al-Hilal vindo de uma grandiosa e surpreendente classificação contra o Manchester City. Em campo, o técnico Renato Gaúcho escalou um time titular composto majoritamente de jogadores mais altos, em virtude da força do clube saudita nas bolas aéreas.
Agora garantido entre os 4 melhores do mundo, a equipe das Laranjeiras aguarda o vencedor de Palmeiras x Chelsea, para conhecer seu último obstáculo na luta por uma sonhada presença na grande final.
Guerreiros até o fim
A vitória por 2×1 foi um reflexo perfeito do que foi o jogo: Um confronto equilibrado e tenso pra ambos os lados. No primeiro tempo, as chances pintavam dos dois lados, enquanto um apostava no erro do outro para chegar ao gol. Até que aos 40 minutos, Martinelli acertou um chutaço que balançou as redes rumo a histórica classificação dos cariocas.
A torcida chegou a tomar um leve susto nos acréscimos com um pênalti a favor do Al-Hilal, marcado pelo árbitro Danny Makkelie, que se quer conseguiu enxergar o lance com clareza na hora. Contudo, após revisão do VAR, o holandês voltou atrás e anulou a marcação ao ver que Marcos Leonardo apenas tropeçou no gramado, sem interferência do zagueiro Samuel Xavier.
No segundo tempo, o domínio árabe foi mais evidente, e os sauditas chegaram ao empate ainda aos 5 minutos, após cobrança de escanteio de Rúben Neves, seguido de uma cabeçada errônea de Koulibaly, que acabou se tornando um passe venenoso para o brasileiro Marcos Leonardo, que finalizou de cara para o gol. Neste momento, o tricolor começou a sentir uma certa pressão em campo.
Entretanto, ao longo da partida, o time de guerreiros foi aos poucos retomando sua confiança para recuperar o controle do confronto. Cano teve uma chance de ouro aos 9 minutos, quando Renan Lodi errou o recuo de bola e acabou deixando o centroavante de cara para o goleiro Bono, porém perdeu a bola ao optar por tentar o drible sobre o Marroquino.
O gol de desempate veio aos 24 minutos nos pés de Hércules, para o delírio da torcida verde, branca e grená. Vale ressaltar que a entrada do volante chegou a ser contestada por ter ocasionado a saída do autor do primeiro gol, que vinha fazendo uma excelente atuação. A entrega do jogador piauiense de 24 anos foi bem repercutiva pelos portais esportivos ao redor do mundo.
Com um nome mitológico e espírito colossal, Hércules apareceu para colocar o Flu na frente com um chute cruzado especialidade da casa. Mais uma vez, os comandados de Inzaghi remaram contra a corrente”, escreveu. “Renato Gaúcho, mestre do ritmo, administrou perfeitamente suas substituições e a formação para fechar o jogo sem muitas surpresas. Mais uma vitória histórica para o Flu.”
Matéria divulgada pelo jornal espanhol “As”
Já na reta final da partida, o Al-Hilal não se entregou, e continuou levando perigo para a zaga tricolor, que contou com verdadeiros milagres e mais uma performace espetacular do goleiro Fábio, de 45 anos. A apoteose enfim veio após 9 minutos chorados de acréscimos, com diversos momentos que foram um verdadeiro teste pró-cardiaco para os torcedores.
Tricolor aguarda próximo adversário
Agora classificado para as semi-finais do mundial, o Fluminense aguarda a definição de seu próximo oponente, que virá do confronto entre Palmeiras e Chelsea, disputado ainda hoje, às 22h (Horário de Brasilia). A partida promete fortes emoções, por ser uma revanche entre os participantes da final da Copa Intercontinental de 2021, formato ‘lite’ do Mundial de Clubes que é realizado anualmente, e conta apenas com os campeões continentais no ano.
Poster oficial do duelo entre Palmeiras x Chelsea (Foto: reprodução/Instagram/@daznfootball)
Enquanto que o verdão é um velho conhecido do tricolor, os ingleses vem de uma campanha bem abaixo ao longo da competição, com diversos altos e baixos em seus jogos. A tendência é que o comandante Portaluppi acompanhe com muita atenção o duelo entre ambos, para se preparar da melhor forma possível e montar o time pronto para encarar qualquer um que venha pela frente.
E vale lembrar que, apesar dos inúmeros pendurados na partida desta tarde, os cariocas sairam no lucro: Apenas o zagueiro Freytes foi suspenso para a próxima etapa, após tomar mais um cartão amarelo. Agora para as semis, a lista foi oficialmente zerada, e apenas os jogadores expulsos ficarão de fora em uma possível final.