Nesta tarde de domingo (18), o Fluminense encarou a equipe do Juventude jogando em casa, na cidade de Caxias do Sul. O confronto, marcado por grandes chances de ambos os lados, terminou empatado em 1×1 e foi um excelente reflexo do que o torcedor acompanhou durante os 90 minutos — um jogo quente e disputado pelas duas equipes.
A equipe gaúcha, mergulhada na zona de rebaixamento do campeonato, queria um momento de redenção após tomar uma goleada de 5×0 contra o Fortaleza no Castelão. Enquanto isso, o tricolor buscava recuperar sua confiança no campeonato após uma sequência de resultados ruins e atuações questionáveis nos últimos jogos.
Partida com muitas chances e poucos gols
Em geral, foi um duelo muito marcado pelos “quase gols”, com incríveis 17 chutes da equipe carioca contra 9 da equipe gaúcha. No quesito das bolas indo na direção da rede, tivemos sete chances do tricolor e apenas uma do alviverde, justamente o lance do gol de Emerson Batalla aos dez minutos do segundo tempo, após um desvio errôneo do zagueiro Freytes que tirou o goleiro Fábio da jogada.
O gol de empate do Fluminense veio logo depois, com uma linda jogada do menino Hércules, que conseguiu vencer o goleiro Gustavo Almeida após o mesmo defender sua primeira tentativa no ataque. Após esse breve bom momento, o clube das Laranjeiras passou o restante da partida tentando aproveitar os erros da defesa do Juventude, enquanto sofreu com a pressão do adversário e correu o risco de perder o ponto conquistado em diversas jogadas.
O jogo ainda contou com um momento bastante inusitado aos 40 do segundo tempo. Após uma chance clara de gol do Juventude com uma venenosa roubada de bola de Gabriel Taliari, Samuel Xavier derruba o jogador sozinho perto da área e recebe o cartão vermelho direto.
Entretanto, após uma longa checagem de quatro minutos do VAR, foi identificado um toque da bola no braço do centroavante no momento que intercepta a jogada do zagueiro Thiago Silva, e o jogador expulso teve que ser chamado no vestiário para retornar ao campo as pressas.
Tricolor com dificuldades de se impor em campo
E mais uma vez nos deparamos com uma atuação apática do Fluminense sob o comando de Renato Gaúcho. O time apresentou dificuldades em chegar ao ataque da equipe gaúcha, com direito aos torcedores alegando que o elenco jogou “com medo” de encarar o Juventude fora de casa. A estratégia do treinador de segurar o resultado na reta final da partida também foi severamente criticada.
Treinador Renato Gaúcho vem sendo criticado pela torcida após atuações ruins da equipe (Foto: reprodução/Ruano Carneiro/Getty Images Embed)
Apesar da vitória na Sul-Americana no meio de semana, a fase do tricolor não é das melhores: Encarando derrotas amargas e vitórias com desempenhos questionáveis em campo. E é nesse cenário que os cariocas encaram o duelo de volta fora de casa contra a Aparecidense na próxima quarta-feira (21), válido pela Copa do Brasil.