Neste sábado (24), Fluminense e Vasco se encaram pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Clássico dos Gigantes N°336 está marcado para às 18h30 (horário de Brasília) no Maracanã. As equipes avançaram na Copa do Brasil no meio de semana e chegam com a moral elevada para a disputa do clássico.
Como chegam as equipes?
No meio de semana, o Campeonato Brasileiro deu espaço para a decisão dos classificados às oitavas de final da Copa do Brasil. O cenário da classificação das equipes foi completamente diferente, enquanto o Flu teve tranquilidade, o Vasco avançou apenas nas penalidades. O cruzmaltino empatou a partida de ida diante do Operário pelo placar de 1×1.
Na partida de volta, realizada em São Januário, o Vasco vencia a partida por 1×0, gol de Rayan, até os 48 minutos da etapa final, quando Ademilson fez o gol que levava a decisão para as penalidades. Nos pênaltis, Léo Jardim saiu como o herói vascaíno após defender três cobranças e colocar o cruzmaltino nas oitavas de final.
Já o tricolor das Laranjeiras teve um cenário um pouco diferente, já que havia vencido a Aparecidense por 1×0 no Maracanã. No jogo de volta, os donos da casa até chegaram a assustar o Flu, mas os comandados de Renato Gaúcho logo apresentaram suas credenciais, e ao final da primeira etapa o placar já estava 2×1 para o Fluminense, gols de Samuel Xavier e Everaldo. Na segunda etapa, Vanderley (Gol Contra) e Ganso deram números finais ao confronto, Fluminense classificado sem sufoco.
Retrospecto
Em toda a história, foram 335 jogos entre as equipes, com uma ligeira vantagem para o time da colina. São 122 vitórias do Vasco contra 112 vitórias do Fluminense, além de 101 empates.
Prováveis escalações
O técnico Renato Gaúcho não deve contar com Nonato, que está suspenso, além de Cano, Canobbio, Lima, Bernal e Otávio que estão no departamento médico. Um provável time titular do Flu para o clássico deve ser Fábio, Samuel Xavier, Thiago Silva, Freytes, Gabriel Fuentes, Hércules, Martinelli, Ganso, Keno, Jhon Arias e Everaldo.
De um lado tem problemas com desfalques, o lado cruzmaltino não é diferente. Fernando Diniz não poderá contar com Coutinho, que acabou expulso na última partida diante do Fortaleza, além de Payet, Lucas Freitas e David, ambos machucados.
Os prováveis 11 iniciais devem ser Léo Jardim, Paulo Henrique, João Victor, Luiz Gustavo, Lucas Piton, Tchê Tchê, Hugo Moura, Alex Teixeira, Nuno Moreira, Rayan e Vegetti.
Arbitragem
O responsável pelo apito no clássico do Maracanã será Rodrigo Jose Pereira de Lima (PE), auxiliado por Danilo Ricardo Smon (SP) e Francisco Chaves Bezerra (PE). José Cláudio Rocha Filho (SP) será o responsável pela operação do VAR.
Onde assistir
O duelo entre Fluminense e Vasco conta com transmissão da Record TV (Tv aberta), Premiere (Pay-Per-View) e Cazé TV (YouTube).