Fluminense vence Botafogo e brilha na estreia de Luis Zubeldía
Tricolor carioca vence rival no Maracanã jogando pela primeira vez sob o comando do técnico Luis Zubeldía; Vitória quebra tabu de 8 jogos contra o alvinegro
O Fluminense entrou em campo neste domingo (28) pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. Além de encarar um grande rival, o time de guerreiros ainda contava com a estreia de seu novo treinador, que assumiu o clube após Renato Gaúcho deixar o cargo na última semana.
Essa estreia ainda contou com um reencontro: Cano e Zubeldía já trabalharam juntos entre 2007 e 2010 no Lanús, clube que inclusive eliminou o tricolor na Sul-Americana na última terça-feira (23). Na época, ambos estavam começando suas respectativas carreiras como jogador e treinador, e o técnico foi responsável pela ascenção do centroavante ao time profissional.
Vence o Fluminense
O clássico no Maracanã começou agitado, com as duas equipes alternando momentos de ataque. Foi o Botafogo quem criou as primeiras grandes chances: Com Newton carimbando o travessão aos 15 minutos, e logo depois, com Vitinho finalizando com categoria e obrigou Fábio a fazer uma defesaça.
Entretanto, na sequência, um erro da defesa alvinegra foi decisivo, e o Fluminense aproveitou a oportunidade: Após bonita tabela entre Renê, Hércules e Lucho Acosta, Germán Cano aparece para completar de cabeça e abrir o placar aos 32 minutos.
Mesmo com o gol sofrido, o glorioso seguiu tentando reagir ainda antes do intervalo, mas a zaga tricolor conseguiu conter a pressão até a ida ao intervalo, levando a vantagem para o segundo tempo.
Melhores momentos da partida (Vídeo: reprodução/YouTube/ge tv)
Já na etapa final, o Fluminense voltou mais organizado e mostrou maturidade para administrar a vantagem, algo que a torcida se queixava de não enxergar isso no elenco sob a direção de Renato.
Logo aos 4 minutos, Martinelli, em noite inspirada como motor do time, entregou uma bela bola para Serna finalizar em um chute forte para o gol, mas o lance parou em uma defesa milagrosa de Léo Linck. Enquanto o time de guerreiros buscava os 2 a 0, o Botafogo foi lançando peças ofensivas para buscar o empate, mas seguiu produzindo pouco em campo.
E no fim, foi a equipe comandada por Zubeldía quem sacramentou a vitória: Aos 44 minutos, Lima entrou em campo, recebeu de Martinelli, fez o corte sobre Marlon Freitas e finalizou de canhota para marcar um golaço e levar a torcida tricolor ao delírio.
Recomeço no tricolor
A contratação de Zubeldía para assumir o cargo deixado por Portaluppi foi uma aposta do clube para recuperar o bom futebol e se recompor para o restante da temporada. Além do Campeonato Brasileiro, onde sonha com uma vaga na Libertadores do próximo ano se mantendo no G6, o time de guerreiros ainda conta com a reta final da Copa do Brasil em dezembro, encarando o rival Vasco em uma das semifinais.
Em coletiva pós-jogo, o novo técnico falou sobre a missão de comandar o clube após a saída de Renato.
“Primeiro dar parabéns a todos os jogadores, ao presidente, aos dirigentes e à comissão técnica que saiu do Renato. Fez um trabalho muito bom até aqui. Agora é continuar o que estavam fazendo de bom, corrigindo algumas coisas que às vezes não saem, e veremos.”
— Luis Zubeldía
Zubeldía estreia com o pé-direito no tricolor carioca (Foto: reprodução/Wagner Meier/Getty Images embed)
Agora, o Fluminense volta a campo na próxima quarta-feira (10) contra o Sport, jogando fora de casa, na Ilha do Retiro. O tricolor atualmente segue em 8º lugar na tabela, com 35 pontos e contando com 2 jogos a menos em relação a rodada atual.
