Gabigol é suspenso por dois anos por tentativa de fraude em exame antidoping

Redação INMAG Por Redação INMAG
4 min de leitura
Foto destaque: Gabriel Barbosa, jogador do Flamengo (Reprodução/Pedro H. Tesch/Getty Images embed)

O atacante Gabigol, do Flamengo, foi suspenso do futebol por dois anos, alegado tentativa de fraude no exame antidoping. A pena começou a valer no dia da coleta realizada no CT, em 08 de abril de 2023, portanto, ficará punido até o ano de 2025. O ídolo Rubro Negro foi punido por infringir o artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, que diz sobre “fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle” e prevê suspensão de até quatro anos em casos mais graves de condenação.


Gabigol em treino no CT Ninho do Urubu (Foto: reprodução/Instagram/Gilvan de Souza/@flamengo)


O julgamento do caso

O julgamento iniciou-se na semana anterior e foi finalizado nesta segunda-feira (25), dando conclusão ao caso, aconteceu durante a tarde e o atacante foi julgado pela Justiça Desportiva Antidopagem, com a duração da sessão de um pouco mais que duas horas. O resultado do julgamento foi bastante apertado, com o final de 5 a 4 votos a favor de sua punição.

A defesa contou com o bioquímico L.C.Cameron, convocado a fim de discutir técnicas para detecção de exame antidoping e foi questionado pelos advogados do jogador, além dos auditores e da Procuradoria. Foi informado então, pelo bioquímico, pelo resultado da coleta, que não haveria transgressão.

A denúncia do craque do Flamengo foi feita em dezembro, tendo sua defesa realizada no final do mês de janeiro deste ano. O CT Ninho do Urubu liberou imagens como contribuição da versão do atacante.

A primeira parte do julgamento se deu início no dia 20 de março, com sua duração de cinco horas. Foi realizada de forma on-line pelo TJD-AD, o Tribunal de Justiça Desportivo Antidopagem, e, durante a sessão, o jogador prestou depoimento, expondo sua versão. A segunda sessão ocorreu na segunda-feira do dia 25 de março, também de forma remota. O atleta foi representado pela mesma defesa de Paolo Guerrero, em 2017, a equipe do advogado Bichara Neto. No testemunho do jogador, Gabigol afirma ter realizado o exame de sangue, que seria considerado um exame de maior certeza.

Relembre o caso

Gabriel Barbosa teve sua acusação por tentativa de dificultar a coleta do seu sangue, mesmo que, quando realizado, obteve o resultado negativo. De certa forma, segundo o artigo, considera-se uma tentativa de fraude. Uma das partes da denúncia diz respeito à demora do jogador para realizar a coleta, não cumprindo com as instruções. No dia 08 de abril de 2023, todos os jogadores do Flamengo, coma exceção de Gabigol, realizaram o exame antes do treino das 10h.

Segundo os responsáveis pela realização do teste, o jogador se negou a fazer o exame durante a manhã, os ignorando e indo para o almoço após o treino. Os responsáveis pela coleta alegaram desrespeito por parte do atleta, além de comportamentos irritados ao ser acompanhado por um examinador ao banheiro.

Matéria por Sophia Naipe (Lorena – R7)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile