Gabigol ganha efeito suspensivo do CAS e já pode voltar a atuar pelo Flamengo

Sofia Souza Por Sofia Souza
3 min de leitura
Foto destaque: Gabigol voltará a atuar pelo Flamengo após julgamento da Corte Arbitral do esporte (CAS) (reprodução/Marcelo Cortes/Flamengo)

Nesta terça-feira (30), a Corte Arbitral do Esporte (CAS), com sede na Suíça,  por unanimidade, concedeu efeito suspensivo pedido pela defesa de Gabigol. O jogador já está liberado a atuar pelo Flamengo após a decisão. O camisa 10 do Rubro-Negro carioca havia sido suspenso pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD) por tentativa de fraude no exame antidoping no dia 25 de março. 

No início de abril, a defesa do jogador do Flamengo acionou o CAS e entrou com pedido de suspensão da decisão tomada pelo TJD-AD. Após cinco semanas, o tribunal suíço acatou a solicitação e decidiu suspender a pena de dois anos em que Gabigol ficaria sem atuar pelo clube carioca. 


Gabigol consegue efeito suspensivo em julgamento na Corte Arbitral do Esporte (foto: reprodução/ Gilvan de Souza/CRF)

Julgamento do CAS

Com a participação de três juízes convocados para o julgamento na Corte Arbitral do Esporte (CAS), Gabigol conseguiu o efeito suspensivo por unanimidade. O júri foi formado por um árbitro inglês, indicado pela defesa do jogador, além de outros dois especialistas convocados pela Corte, naturais da Inglaterra e da Suíça, respectivamente. 

A equipe responsável pela defesa atacante do Flamengo entrou com pedido de “periculum in mora”, traduzindo perigo da demora,  juntamente com “fumus boni juris”, fumaça do bom direito. Com a estratégia de fazer com que o processo fosse analisado com rapidez, os advogados do jogador argumentaram que o julgamento poderia ser considerado uma eventual “perda de tempo”, fazendo com que  Gabigol cumprisse grande parte ou até mesmo todo o período da suspensão imposto pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD), no último dia 25 de março.  

“Cumprimos uma primeira etapa importante do processo de reversão da decisão e continuaremos trabalhando para que a decisão de mérito confirme essa expectativa”, declarou Bichara Neto, um dos representantes de Gabigol no caso, em entrevista concedida ao GE. 

Além disso, a defesa também argumentou o fato do julgamento feito pelo TJD-AD, que aplicou uma pena de dois anos ao jogador, ter sido decidida através de um placar apertado, com cinco votos a favor da suspensão de Gabigol e quatro contra. 

Pronunciamento do jogador

Nesta terça-feira (30), após a decisão da Corte suíça, o jogador do Flamengo publicou um vídeo nas redes sociais em tom de comemoração à suspensão concedida pelo CAS. O vídeo, postado sem nenhuma legenda, mostra um personagem correndo pelo Maracanã vestindo a camisa 10 da equipe do clube carioca. 

Gabigol compareceu ao treino no Ninho do Urubu, centro de treinamento do Flamengo, nesta terça-feira (30). O atacante  possivelmente será relacionado para a partida contra o Amazonas FC, nesta quarta-feira (1), válida pela terceira rodada da Copa do Brasil.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile