A história do Brasil na Fórmula 1 vai receber um novo começo e colocar ao fim o hiato de sete anos desde a última vez que um brasileiro foi piloto titular. Gabriel Bortoleto oferece aos brasileiros algo que não acontecia há mais de 20 anos: ver chegar ao grid um piloto do qual se espera um futuro brilhante.
Ao longo dos últimos meses, desde que Bortoleto foi confirmado como piloto da Sauber/Audi para os próximos anos, todas as qualidades do jovem de 20 anos foram espalhadas por todos os lugares. Gabriel é parte de um panteão de destaque das categorias de acesso, com títulos na temporada de estreia tanto na F2 quanto na F3.
Com essas grandes esperanças para o futuro promissor do brasileiro, ouvir as palavras do diretor Mattia Binotto sobre a Sauber de 2025 podem ser um balde de água fria nas expectativas de Gabriel que estreia na F1 nesse domingo (16): “Podemos ter sucesso na próxima temporada? Não, de jeito nenhum. E em alguns anos? De forma alguma, porque não teremos as pessoas, as instalações e as ferramentas necessárias”.

Binotto declarou que a Sauber não deve esperar grandes resultados por pelo menos três anos, e vitórias, não antes da próxima década. A equipe suíça terminou a temporada de 2024 bem atrás no Mundial de construtores com quatro pontos, embora com a perspectiva futura de melhora após o anúncio da parceria com a alemã Audi.
O que se espera de Gabriel Bortoleto
Com isso, alguns especialistas opinaram sobre o que o público brasileiro pode esperar do carro pouco veloz e a inexperiência do jovem na principal categoria do automobilismo.
O ex-piloto Luciano Burti, que correu na Fórmula 1 em 2000 e 2001, diz que o novo piloto correr pela Sauber pode ser um problema e ao mesmo tempo uma ajuda. “A Sauber foi a pior equipe do ano passado, teve dificuldade de marcar poucos pontos… Mas se isso é um problema, ao mesmo tempo, para um piloto novato como o Bortoleto, tira a pressão de não ter que mostrar resultado logo de cara. O que ele tem que mostrar é o seu desempenho em relação ao companheiro de equipe.“
Luciano ainda diz que Nico Hulkenberg é muito respeitado e veloz, então se Gabriel andar de igual para igual, e eventualmente à frente do alemão, será algo que mostrará que ele já está preparado para a Fórmula 1.
Já o comentarista Rafael Lopes diz que as chances de Bortoleto nesse ano são apenas de fazer um bom trabalho, ainda mais com o pouco rendimento da equipe na temporada passada e com o provável baixo investimento na temporada atual.
“Acho que o grande objetivo do Gabriel é tentar ser consistente, é não cometer erros, é não bater demais o carro e tentar, claro, andar próximo do companheiro de equipe dele, o Nico Hulkenberg, para se manter ali, sendo bem avaliado pela Sauber e pelo restante da Fórmula 1″, diz o comentarista.
A concorrência é outro ponto que pode dificultar a vida do jovem brasileiro nas pistas, dentre os outros calouros que entraram para o grid desta temporada assim como ele, há dois em carros vencedores de GPs: Liam Lawson, reforço da RBR, e Andrea Kimi Antonelli, da Mercedes.
As expectativas, portanto, não é de grandes resultados para a Sauber, mas sim para o que Bortoleto vai conseguir fazer apesar da limitação de seu equipamento. Porém, nada disso descarta completamente que o atual campeão da Fórmula 2 brilhe nesta abertura de campeonato, assim como Felipe Nasr, que pontuou ao chegar em quinto lugar com a mesma Sauber em um caótico GP da Austrália de 2015.
O calendário da Fórmula 1
O começo da temporada 2025 já está chegando e serão disputadas 24 etapas ao longo do ano, com início marcado para 14 de março, no GP da Austrália. Melbourne volta a sediar a abertura da competição após seis anos.